O Brasil tem um trunfo para reduzir as emissões de dióxido de carbono em curto prazo: o uso do etanol em veículos flex. De acordo com a Bosch, basta abastecer somente com esse combustível vegetal para cortar em mais de 60% as emissões de CO2 em comparação com o uso de gasolina no mesmo veículo.
A empresa planeja lançar até 2023 o CO2 Tracking, um dispositivo que será conectado ao veículo e informará em tempo real quanto dióxido de carbono está sendo resultante do consumo de combustível naquele trajeto. A motivação é mostrar na prática a redução de emissões e incentivar o uso do etanol.
A plataforma de monitoramento online do CO2 Tracking comparará as emissões do veículo abastecido com etanol e o que aconteceria se estivesse abastecido com gasolina. As empresas poderão certificar esses dados para obter créditos de carbono e comunicar ao mercado sua real emissão de CO2 total.
Embora o Brasil ainda tenha muito espaço para aprimorar o uso do etanol (considerando que o combustível vegetal representou menos da metade dos volumes de etanol e gasolina vendido no Brasil em 2022, já considerando a porcentagem adicionada à gasolina), Fábio Ferreira, diretor de Produtos da divisão de Powertrain Solutions da Bosch, acredita que, em pouco tempo, o Brasil pode virar a matriz de emissão de CO2. E o etanol pode ser mais vantajoso do que um carro elétrico, se a matriz energética da eletricidade não for limpa.
Gaston Diaz Perez, Presidente e CEO da Bosch na América Latina, acredita que o Brasil tem a oportunidade de se tornar referência no desenvolvimento da tecnologia de combustão com emissões reduzidas, podendo se tornar um polo de engenharia, produção de componentes e de motores a combustão verdes. Ele enfatizou a importância de usar tudo o que está ao alcance neste momento de transição para fontes de energia mais limpas. E, para o Brasil, o etanol é o recurso que, agora, está mais à mão.
Portanto, o uso do etanol pode ser uma solução prática e sustentável para reduzir as emissões de CO2 em curto prazo e incentivar a transição para fontes de energia mais limpas. O Brasil tem a oportunidade de se tornar referência no desenvolvimento da tecnologia de combustão com emissões reduzidas e, assim, combater o efeito estufa.
Fonte: Dispositivo rastreia emissões de carbono em tempo real e estimula uso de etanol | Serviços