Isso que é mudança: a empresa italiana de supercarros que costumava fabricar tratores para agricultura agora está lançando um iate. Nesta semana, a Lamborghini anunciou que projetou uma lancha de luxo chamada “Tecnomar for Lamborghini 63”.
A marca com sede em Sant’Agata Bolognese, na Itália, vai trabalhar com a construtora de barcos Italian Sea Group para produzir 63 das embarcações com aparência de hipercarro, inspiradas no híbrido Sián FKP 37 e também com o objetivo de comemorar a fundação da Lamborghini em 1963.
Embora o iate de 3 milhões de euros (US$ 3,4 milhões) não seja estritamente o primeiro barco no qual a Lamborghini colaborou (a empresa forneceu motores para outros na década de 1960), é o primeiro iate no qual a marca liderou o design.
O barco será construído em fibra de carbono e pesará 24 toneladas, bastante leve considerando seus 19 metros de comprimento.
Os barcos contêm elementos diretamente inspirados nos carros da Lamborghini, como a “pele de carbono” que a equipe de Maurizio Reggiani, diretor técnico da Lamborghini, usa nos bancos esportivos e no volante da marca. Esse material será usado nos assentos, no volante e no leme do barco.
O Tecnomar for Lamborghini 63 vem com a mesma função de botão iniciar/parar que liga os carros esportivos Lamborghini Huracan e Aventador — Foto: Divulgação
Em outros lugares, o iate vem com a mesma função de botão iniciar/parar que liga os carros esportivos Lamborghini Huracan e Aventador. A forma em Y das luzes na proa do barco evoca o carro-conceito Terzo Millennio e o Sián FKP 37, ambos com faróis em forma de Y.
A capota rígida do iate vem do mesmo design que os roadsters da Lamborghini; tem como objetivo minimizar a exposição ao sol e ao vento, mantendo a aerodinâmica de pico.
Cada iate Lamborghini 63 vem com dois motores V12 de 2 mil cavalos de potência que podem atingir aproximadamente 112 kph. Não é tão rápido quanto o barco Mercedes-AMG Cigarette Racing, que pode atingir mais de 190 kph. Mas chega do ponto A ao B com rapidez suficiente – e no verdadeiro estilo italiano.
Os iates Tecnomar for Lamborghini 63 estarão à venda em 2021.
Outros “carros aquáticos”
A capacidade de trabalhar em um iate ajuda a inspirar o design do que pode ser o futuro dos carros Lamborghini, disse Stefano Domenicali, presidente do conselho e CEO da Automobili Lamborghini, em comunicado. “Se eu tivesse que imaginar um Lamborghini na água, essa seria a minha visão”, disse Domenicali.
A Lamborghini há muito tempo explora opções para o mar. Em 1968, o fundador Ferruccio Lamborghini convenceu o construtor de barcos Carlo Riva a instalar um par de motores V12 de 350 cavalos de potência de um Lamborghini 350 GT em um barco de madeira Riva Aquarama. Com uma velocidade máxima de 89 kph, se tornou o barco “Aquarama” mais rápido já produzido por Riva.
Na verdade, muitas outras montadoras se aventuraram no segmento: a Mercedes-AMG fabricou uma dúzia de barcos de alta velocidade em parceria com a Cigarette Racing. Em 2016, a Aston Martin fabricou o barco a motor AM37; em 2017, a Lexus projetou o Lexus Sport Yacht de conceito único; e, no mesmo ano, a Bugatti estreou seu Niniette de mil cavalos de potência.
No ano passado, até a Fisker entrou em cena quando anunciou um superiate de 50 metros com a Benetti por US$ 37 milhões – um número que faz o Lamborghini 63 parecer uma pechincha.