Devido a pandemia, a CES 2021, maior feira de tecnologia do mundo, ocorre entre os dias 11 e 14 de janeiro no formato online. Igualmente presente, o setor automotivo apresenta o que há de mais inédito sobre as rodas, ora para atender o consumidor, ora para diminuir seu impacto no meio ambiente. Veja um resumo do que montadoras, como a GM, prenunciam para o futuro da indústria:
GM
Chevrolet Bolt
A GM anunciou que seu primeiro carro elétrico, o Bolt, ganhará duas versões, das quais serão apresentadas no dia 22 de fevereiro. O modelo inaugura a nova fase da GM, com enfoque para automóveis de zero emissão. Além disso, o Super Cruise, próxima tecnologia de assistência ao motorista, estreará na gama da GM pelo Bolt.
Mais especificamente, os modelos se tratam do Bolt EUV, o SUV do elétrico, e uma nova atualização do veículo convencional. Vale lembrar que o utilitário esportivo divide a plataforma e o design com o chinês Buick Velite 7.
Por uma imagem divulgada em agosto de 2020, podemos ver que ele traz um design mais moderno e esportivo, bem como novos assentos e um novo cockpit. Embora os veículos sejam os primeiros da Chevrolet a adotar o Super Cruiser, a GM não os produzirá na novíssima plataforma para veículos elétricos Ultium.
Dentre os novos recursos do software, o mais esperado é o que permite a direção sem o uso das mãos. Sem grandes detalhes, sabemos que ele usará sensores a laser do LiDAR, radares e sistemas de monitoramento e mapeamento.
Van elétrica e lançamento da BrightDrop
A montadora expandiu sua guinada de elétricos também para as vans. O EV600 será o primeiro veículo da nova divisão de utilitários comerciais elétricos, a BrightDrop. Equipado com a bateria Ultium, o modelo terá autonomia de até 400 km com carga total e terá capacidade de carga de até 16,9 metros cúbicos.
Dentre os recursos de segurança, ele adotará frenagem cruzada traseira, monitoramento de ponto cego, frenagem automática de ré e visão HD surround. Assim também, incluem-se o alerta de pedestre traseiro e frenagem Automática de Emergência Aprimorada.
Fontes ligadas ao projeto afirmam que o concorrente da Ford e-Transit dividirá sua arquitetura modular com o Hummer EV e uma série de caminhões e SUVs que chegarão futuramente.
Pallet elétrico
Impulsionada pelo aumento de entregas por consequência da pandemia, a BrightDrop lançará um pallet elétrico para ajudar com transportes a curtas distâncias. Gerenciado remotamente, o EP1 se assemelha com um pequeno armário, no qual suporta até 90 kg e tem aproximadamente 651 litros de capacidade.
Segundo a GM, ele estará disponível no início deste ano para ajudar a reduzir o contato com o objeto, bem como os custos e o rico de exposição do entregador.
Realidade aumentada
Em formato online, a GM disponibiliza alguns veículos para exibição. Apontando a câmera do celular para o QR Code na tela do site, é possível visualizar o veículo no seu ambiente por meio da realidade aumentada.
Dessa forma, dá para ter um gostinho de como é ver o Hummer EV, e os outros três futuros lançamentos da Cadillac de perto.
Cadillac
A marca de luxo da General Motors trouxe nada menos que três veículos para a exposição virtual. Dois ainda se tratam de protótipos – um deles é uma unidade de transporte autônoma, enquanto o outro é um carro voador.
O Cadillac PAV (em tradução veículo autônomo pessoal), nada mais é do que a designação do Cruise Origin. Ele é uma espécie de limusine mais compacta e sem motorista, à la carros de filmes futuristas. Ele possui sistema de inteligência artificial integrada e seu habitáculo mais se parece com uma luxuosa sala de estar.
Ainda sem maiores informações sobre performance ou data de estreia, o modelo concorrerá com a Uber e a Lyft no mercado de transporte por veículos autônomos.
Carro voador
Um drone gigante. De fato, é com isso que se parece o conceito de veículo voador da Cadillac. Marcando a entrada da General Motors na categoria de transportes voadores, a nave VTOL tem bateria de 90kW e pode viajar a até 90 km/h.
É provável que ele seja autônomo, se levarmos em consideração o fato da capacidade de transporte de apenas uma pessoa. E cá entre nós, não é todo mundo por aí que sabe dirigir uma aeronave.
SUV Lyriq
Mais próximo de nossa realidade está o SUV de luxo Lyriq. Ele será o primeiro da GM que utilizará a bateria Ultium de 100kW. Como resultado, o utilitário poderá rodar até cerca de 482 km sem necessitar de carregamento.
Ele virá equipado com o software de assistências ao motorista Super Cruise e terá um enorme painel de instrumentos digital (que funcionará também como sistema de infotainment) de nada menos que 33 polegadas. Contudo, o veículo só deverá chegar às concessionárias na primeira metade de 2022.
Além disso, durante o evento, a montadora soltou um teaser de outro SUV que vem por aí, o Celestiq. Com várias características herdadas do Lyriq, como o enorme display, por exemplo, o modelo adota vidro inteligente no teto que viabiliza a entrada de luz solar.