Nova geração do hatch será fabricada na fábrica de Porto Real (RJ). Novo Citröen C3 será produzido na plataforma CMP e permitirá conjunto híbrido e elétrico no futuro

Novo Citröen C3 será produzido em Porto Real (RJ) na plataforma CMP. Projeção é de Kleber Silva

A Stellantis, empresa criada pela fusão da FCA com PSA, confirmou para o segundo semestre de 2021 o lançamento de um novo veículo produzido na fábrica de Porto Real (RJ). A planta completou 20 anos nessa segunda-feira e agora entrará numa nova fase com um produto inédito construído pela plataforma CMP. Naturalmente a marca não revelou marca e modelo, mas segundo nossos amigos do Autossegredos, trata-se do novo Citröen C3.

Siga o Carro Esporte Clube no Instagram
Inscreva-se em nosso canal no YouTube

“Desde 2019, foram investidos cerca de R$ 220 milhões na fábrica para a implementação de uma variante da nova plataforma global modular CMP, que dará origem a uma nova família de veículos”, disse o presidente da Stellantis para América do Sul, Antonio Filosa. O primeiro modelo da nova família produzido em Porto Real será lançado no segundo semestre deste ano.

Plataforma CMP

A implementação da variante da plataforma CMP (Common Modular Platform) em Porto Real acelerou a transformação industrial que já vinha ocorrendo na planta há alguns anos. A CMP é uma plataforma modular altamente flexível, que pode ser usada como base para a produção de veículos dos segmentos B e C – em hatches, sedãs e SUVs. Além disso, ela é multienergia – a combustão ou elétrica. Também apresenta menores níveis de vibração e maior conforto acústico e térmico. Sua introdução complementou outras fases importantes de investimentos constantes para tornar a unidade ainda mais eficiente, reduzindo seus custos de produção e aumentando sua competitividade.

Neste aspecto, a nova geração do C3 já está sendo criada nessa plataforma. O modelo será lançado globalmente neste ano, com produção em várias plantas pelo mundo, incluindo a de Porto Real, de onde abastecerá outros mercados latinos. O modelo já circula em testes pelo Brasil.

Nesta nova geração, o Citroën C3 terá visual de SUV, com aqueles airbumps na lateral, novidade lançada na marca pelo Cactus. Aliás, o visual será semelhante, conforme podemos ver nessa projeção, feita pelo designer Kleber Silva e publicado no site Auto Evolution.

ESTÁ PRECISANDO DE SEGURO? Faça uma cotação gratuita e online em menos de quatro minutos! Clique aqui

Em relação à motorização, o carro não terá muita diferença do que já é oferecido pela antiga PSA. Bloco aspirado 1.6 de até 118 cv com etanol e torque nos 15,4 kgf.m. O carro terá transmissão automática de seis velocidades e tentará voltar a disputar entre os hatches compactos premium, tendo preço similar a rivais do tipo Toyota Yaris ou o novo Honda City.

Unidade de Porto Real já produziu mais de 1,7 milhão de veículos

Fábrica de Porto Real

A fábrica de Porto Real foi fundada em 1º de fevereiro de 2001 e iniciou a fabricação de modelos das marcas Peugeot e Citroën. Os primeiros veículos fabricados foram o Peugeot 208 e o Citroën Xsara Picasso. No ano seguinte, em 2002, deu início à fabricação de motores.

Nestes 20 anos de existência, a unidade de Porto Real já produziu mais de 1,7 milhão de veículos, de 16 modelos diferentes, entre as marcas Peugeot e Citroën, além de mais de 2 milhões de motores. Atualmente, fabrica os veículos Peugeot 2008 e Citroën SUV C4 Cactus, C3 e Aircross, além dos motores EC5 1.6l a gasolina e EC5 EAT6 1.6l flex.

LEIA TAMBÉM
Crise do coronavirus: FCA tem prejuízo de 1,7 bilhão de euros, mas mantém plano de fusão com PSA
Stellantis: novo conglomerado vai gerenciar marcas da Fiat Chrysler e Peugeot
Conheça as melhores concessionárias da Fiat e Jeep em 2020
Carros elétricos e híbridos: FCA lança estratégia e-Mobility para expandir eletrificação no Brasil
Em primeira mão: FCA começa a fabricar motores turbo em outubro e Projeto 363 chega em 2021

Comentários

comments



LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here