Consulte o valor do seu carro na Tabela Fipe

Procurar a alavanca do freio de estacionamento no console central do SUV não vai adiantar: O condutor terá mais sorte olhando para o chão. Entenda

Além da assinatura e dos motores iguais, o três-volumes e o SUV compartilham a plataforma TNGA-C. Mas o novato tem suas particularidades, com personalidade no design e um ponto curioso: o acionamento do freio de estacionamento por pedal, e não por alavanca ou botão.

Sim, o tão esperado SUV do Corolla tem um sistema que foi comum entre as picapes dos anos 1980 e 1990 no Brasil. Quem já está habituado com o Corolla sedan vai sentir certa estranheza ao entrar no Cross e não ver a alavanca de acionamento manual do freio de estacionamento, que fica ali no console central.

Leia também: Avaliação: Toyota Corolla híbrido flex é econômico como 1.0 com etanol

Mais diferença ainda vão sentir os proprietários do Jeep Compass, principal rival do novo Toyota no segmento de compactos-médios. Se migrarem para o inédito do modelo, terão de se acostumar com o acionamento por pedal e não mais de modo eletrônico, por meio de uma tecla.

Procurar a alavanca do freio de estacionamento no console central do SUV não vai adiantar: O condutor terá mais sorte olhando para o chão. Entenda

Esse método de acionamento foi bem comum nas picapes médias do passado, como a Chevrolet D20, Ford Ranger e Chevrolet S10 e Blazer. O principal motivo era o aproveitamento do espaço interno da cabine, especialmente porque a primeira fileira de assentos poderia ser configurada para levar três ocupantes e não apenas dois.

Para acomodar as pernas do passageiro central dianteiro, o túnel era baixo – quando existia – tornando impossível a existência de um câmbio para trocas de marchas vindo do chão ou de uma alavanca para freio de estacionamento, devido à falta de espaço. 

A solução era posicionar o câmbio na coluna de direção ou no assoalho do veículo, só que mais próximo ao painel. Já o freio de estacionamento ia para baixo do volante, junto dos pedais de embreagem, freio e acelerador, mas posicionado mais à esquerda – onde fica o apoia-pé esquerdo dos carros automáticos.

Leia também: Toyota Corolla Cross: de R$ 140.000 a R$ 180.000, veja preços e itens

Procurar a alavanca do freio de estacionamento no console central do SUV não vai adiantar: O condutor terá mais sorte olhando para o chão. Entenda

No caso do Corolla Cross, a novidade não é tão nova assim para quem tem um Prius atual. Até a penúltima geração, os rivais Toyota RAV4 e Honda CR-V eram dotados do mesmo sistema.

A ideia é basicamente a mesma das picapes citadas: ter mais espaço livre, só que no console central, abdicando da alavanca de freio estacionário para ganhar dois porta-copos sem precisar instalar um freio de estacionamento eletrônico, cujo custo é mais caro.

Mas convenhamos: um SUV do porte do Corolla Cross, em sua faixa de preços, não precisava desse tipo de economia de projeto. O SUV chega às lojas da rede em 25 de março e a Mobiauto foi uma das primeiras a fazer a avaliação do modelo, seja com motorização flex ou híbrida flex. Veja ainda mais detalhes no vídeo abaixo:

Você também pode se interessar por:

Toyota Corolla Cross: os itens que o SUV terá e o sedan não
SUV chega às lojas em 25 de março. Veja qual versão venderá mais
Corolla Cross terá porta-malas menor no Brasil, mesmo com truque
Quem vai ficar com os clientes órfãos de Ford Ka e EcoSport? 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here