Pensava-se que o crossover QX seria um vislumbre mais moderno do SUV médio iEV60, vendido pela JAC no Brasil e com modelo a gasolina chamado de T60. Contudo, não é exatamente isso, pois esboços liberados na China, mostram um carro totalmente novo.
Com um estilo batizado de “Aesthetics of the Times”, o SOL (Sihao) QX tem linhas mais suaves que o T60/iEV60, especialmente a frente, embora se pareçam um pouco.
As luzes diurnas e os repetidores de direção, ambos em LED e chamados de “Heavy Sky Light”, possuem um formato diferente, assim como o conjunto ótico se concentra nas extremidades da grade falsa, uma vez que o modelo é 100% elétrico.
O para-choque é mais envolvente e fluido que nos irmãos da JAC. Já a carroceria tem formato diferente, especialmente nas colunas C com vigias laterais acompanhando a linha de cintura.
Na traseira, as lanternas de LED são conectadas “Feige Liudan”, mas já é possível ver que “SOL” não será usado e sim “SEHOL”. O modelo QX será vendido com o A5 e o X8, da JAC, mas em variantes feitas para a submarca da Volkswagen.
Ainda não se sabe com qual plataforma ele entrará em produção, mas nessa altura do campeonato, ele provavelmente terá a mesma base do iEV60, porém, com modificações para ter um desempenho melhor.
Atualmente, o JAC iEV60 tem baterias de lítio de 63 kWh, provendo autonomia de 380 km no ciclo NEDC. Ele vai de 0 a 100 km/h em 7,9 segundos, tendo motor elétrico de 150 cavalos e 33,6 kgfm.
Para a média chinesa, o SOL QX com estes números não seriam nada ruins para o produto da VW Co, mas pode ser que ele vem a dispor de células maiores, o que ampliaria sua autonomia.
Mais adiante, em 2023, a VW Co (ex-VW-JAC) terá seu primeiro produto feito com a plataforma modular MEB, que terá Hefei como a terceira cidade chinesa a produzir essa base elétrica, depois de Foshan e Anting.