A Stellantis, conglomerado de marcas automotivas que inclui a Fiat, Jeep, Peugeot e Citroën, anunciou em outubro de 2019 que suas marcas passariam a compartilhar mais peças e trabalhar em sinergia para obter economias de escala. Desde então, a estratégia começou a ser colocada em prática e alguns dos primeiros resultados estão saindo do papel.
Uma das novidades recentes é a confirmação de que a Fiat produzirá seu primeiro modelo nacional com a plataforma modular CMP, de origem Peugeot. A informação foi confirmada por Juliano de Almeida, vice-presidente de compras da Stellantis América do Sul, em entrevista ao site Automotive Business. De acordo com Almeida, o novo modelo será produzido em Betim e atende pelo código F1H, que corresponde ao antigo projeto do Argo (328) e será o primeiro híbrido do tipo plug-in da fabricante no Brasil.
Segundo informações do site Autos Segredos, o modelo combinará um motor 1.0 turbo com um elétrico que tem sistema de recarga externa. Além disso, esse será o primeiro produto da nova estratégia da Fiat, que pretende unificar a linha europeia com a do restante do mundo. Por lá, o modelo será chamado de Panda e será sempre elétrico, substituindo o 500X. Com isso, ambos os modelos crescerão e mudarão de patamar. O Panda poderá substituir o 500X, enquanto o ‘Argo Next Gen’ será mais refinado que o Pulse, por exemplo.
A estratégia de compartilhamento de plataformas e peças entre as marcas do grupo Stellantis já é uma realidade em outros modelos das marcas, como o Peugeot Partner Rapid, que é um Fiat Fiorino com outra marca. Outro exemplo é a introdução do motor 1.0 Firefly da Fiat em produtos das marcas francesas.
Essa sinergia entre as marcas do grupo promete trazer muitos benefícios, como uma maior eficiência na produção e na redução de custos. Além disso, a possibilidade de compartilhamento de plataformas e peças pode resultar em modelos mais tecnológicos e sofisticados.
No caso da Fiat, a produção do novo modelo com a plataforma modular CMP pode representar um grande salto em termos de tecnologia e design, uma vez que essa plataforma já é utilizada em modelos como o Peugeot 208, por exemplo. Com isso, os consumidores da marca Fiat podem esperar por um modelo mais moderno, sofisticado e eficiente, que certamente atenderá às expectativas dos clientes mais exigentes.
Em resumo, a estratégia de compartilhamento de plataformas e peças entre as marcas do grupo Stellantis já está trazendo resultados concretos, como a produção do novo modelo da Fiat com a plataforma modular CMP, de origem Peugeot. Essa sinergia promete trazer muitos benefícios aos consumidores das marcas, como modelos mais tecnológicos, eficientes e sofisticados, que certamente serão bem recebidos pelos clientes mais exigentes.
Fonte: Novo Fiat Argo usará base de Peugeot 208 para ser 1º SUV híbrido da marca