O Salão de Genebra deste ano, de 5 a 15 de março, terá muitas novidades. Uma das mais aguardadas é a estreia do novo Golf GTI, que deverá uma cavalaria entre 280 e 297 cv. O carro faz parte da nova geração do Volkswagen Golf, a oitava, que não será produzida no Brasil. A Volks não informou se importará o Golf 8, pois sua estratégia foi lançar o Golf GTE híbrido plug-in da sétima geração.
Ainda dentro do Grupo Volkswagen, outro carro aguardado para Genebra é o novo Audi A3, que chegará à quarta geração. Ele ganhará faróis de LED mais finos e um novo desenho na grade. Assim como o Golf, terá uma nova família de motores híbridos leves e híbridos plug-in.
Também da Alemanha, que sempre é forte no Salão de Genebra, virá o novo Mercedes GLA crossover. O carro ficou maior para enfrentar o BMW X2 e o Audi Q2. O porta-malas passa a ter 421 litros e a distância do solo será muito maior, dando ao carro um caráter muito mais de crossover do que de hatch elevado. A versão AMG seguirá com mais de 400 cv.
Outra marca que apostará na eletrificação é a Fiat. O novo 500 puramente elétrico fará sua estreia no salão suíço. A forma do carro ainda é segredo, mas algumas revistas especializadas já fizeram projeções, como a Auto Express, da Inglaterra. Aparentemente, o carro não será uma revolução de design em relação à geração atual, que deu muitos problemas para a Fiat. O novo 500e será um concorrente direto do futuro Mini elétrico, que estreará ainda em 2020.
As marcas orientais devem brilhar com o facelift do Honda Civic Type R e com o novo Toyota Yaris híbrido. O Type R teve aprimoramento mecânico, principalmente na suspensão dianteira e nos freios, para melhorar ainda mais sua performance.
Já o Yaris híbrido segue na linha escolhida pela Toyota para dominar esse segmento. O novo Yaris tem 5 cm a mais de distância entre-eixos, mas deve-se considerar que não é o mesmo modelo feito no Brasil. A posição do motorista será 3,6 cm mais baixa no novo Yaris. Os modelos híbridos usarão câmbio CVT recalibrados para o aumento de potência do Yaris, que deve chegar a 115 cv.