A Honda promete mais três novidades para o mercado nacional em 2022. Além de lançar o novo City nas carrocerias sedã e hatch, a montadora japonesa passará por uma renovação completa da linha. Essa mudança passa pela eletrificação da gama, que inclui dois novos produtos híbridos para o Brasil ainda neste ano.

Se você pensou que um deles será o novo HR-V, pronto para o segundo semestre, está errado. A nova geração do SUV mais vendido da Honda não terá a versão híbrida em nosso mercado, diferentemente do que é ofertado em praticamente todo o planeta. O 1.5 aspirado de injeção direta do City ocupará a região do capô nas versões de entrada, enquanto o Touring será turbo flex.

Para ter um Honda híbrido na garagem será preciso gastar muito. Além do Accord, que chegou no ano passado com a e:HEV – como a marca identifica seus carros eletrificados -, os outros modelos que vão misturar motorização a combustão e elétrica serão o novo Civic, em versão única, e o SUV médio CR-V. Nossas fontes fora da fábrica confirmaram.

O Civic deixou de ser produzido no Brasil no ano passado e virá importado dos Estados Unidos apenas híbrido. A ideia é rivalizar com o líder Corolla na sua versão topo de linha, a Altis Hybrid Premium, que hoje custa R$ 187.190. Não espere nada abaixo disso para o novo Civic. Faixa dos R$ 190 mil ou um pouco mais, eu arriscaria.

A nova geração do Civic ainda não chegou com opção híbrida aos Estados Unidos, o que deve ocorrer nos próximos meses. A combinação do motor a combustão com o elétrico deverá entregar cerca de 130 cv, um pouco mais do que o rival híbrido da Toyota que oferece (122 cv).

E o novo HR-V?

O lançamento mais importante do ano da Honda no Brasil será a segunda geração do HR-V. O SUV compacto é produzido na planta de Itirapina (SP), que vai passar por uma adaptação para a linha de montagem da nova geração do SUV.

Uma pena será a ausência da versão híbrida, que é oferecida em diversos outros mercados. Pelo menos nesse primeiro momento o novo HR-V terá duas opções de motorização.

Os modelos de entrada e intermediários, EX e EX-L serão puxados pelo mesmo motor 1.5 aspirado do novo City, que entrega bons 126 cv de potência e é bem econômico. Já a versão topo de linha, a Touring, terá sob o capô o conhecido motor 1.5 turbo que hoje oferta 173 cv, mas que deverá melhorar de desempenho agora que será flex (hoje só bebe gasolina).

O novo HR-V brasileiro deve dar suas caras no início do segundo semestre como linha 2023. Subirá um pouco de patamar no quesito tecnologia a bordo e acabamento e deve ficar no patamar de preço das versões intermediárias e mais caras do novo Jeep Renegade, que chega na próxima quinta-feira.

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.



LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here