Meses depois de mostrar as primeiras imagens da nova geração do HR-V, a Honda finalmente revela imagens reais e os dados técnicos da inédita versão híbrida e:HEV. Na Europa, o SUV será vendido exclusivamente nesta configuração, que une o motor 1.5 a gasolina a outro motor elétrico, entregando média de consumo formidável e bom desempenho.
Segundo a marca japonesa, o novo HR-V e:HEV é capaz de fazer média de consumo de até 18,5 km/l de gasolina. O sistema da Honda traz o motor 1.5 aspirado a gasolina de ciclo Atkinson. Ele difere do 1.5 flexível à venda no Brasil, e gera 106 cv e 12,9 mkgf de torque. Entretanto, quando associado ao motor elétrico, o desempenho chega a 131 cv e 25,3 mkgf.
Você também vai gostar de
Dessa forma, a marca japonesa anuncia que o novo HR-V híbrido acelera de zero a 100 km/h em 10,6 segundos. E, mais importante, emite 122 g/km de CO2. Além disso, por ser híbrido, a nova geração do SUV utiliza apenas eletricidade em certos momentos, como quando no trânsito pesado das grandes cidades. Assim, o modelo fica livre de emissões.
Ainda de acordo com a fabricante, o HR-V e:HEV oferece três diferentes modos de condução: econômico, híbrido e esportivo. Ou seja, conforme o ajuste escolhido, o utilitário muda de comportamento, tornando a condução mais arrojada, ou branda, para poupar combustível. E tal como nos híbridos da Toyota, o Honda HR-V regenera energia nas frenagens.
Vem para o Brasil?
Essa é a pergunta-chave. É quase certo que o novo Honda HR-V ganhe, portanto, a versão híbrida em nosso mercado. Contudo, isso pode demorar um pouco a acontecer. Como há ainda poucos modelos híbridos à venda, e a tecnologia ainda tem um custo maior, a marca japonesa deve adiar a chegada do modelo para 2024. Até lá, o plano é nacionalizar a tecnologia.
Há cerca de três meses, a Honda lançou no Brasil o seu primeiro carro híbrido, o Accord e:HEV. Na Ocasião, a marca antecipou que pretende lançar três híbridos no País nos próximos anos. Um deles é o Accord, que chega às lojas em agosto. E os outros dois tendem a ser o CR-V, além da nova geração do sedã Civic, que passará a ser importada em 2022.
Dessa maneira, aparentemente o novo HR-V não terá opção híbrida na chegada. Assim, deverá apostar nos conjuntos mecânicos atuais. O lançamento deverá ocorrer no primeiro trimestre de 2022. Vale registrar que a Honda está desenvolvendo um novo SUV na Índia. Com isso, o HR-V subirá de patamar, e vai aproximar do Toyota Corolla Cross.