SUV médio deverá ser lançado neste semestre em versão híbrida com motor turbo
A nova geração do Sportage teve o desenho registrado pela Kia esta semana no INPI. Já prometida para lançamento neste ano, junto ao elétrico EV6 e ao SUV híbrido Niro, o novo Sportage deverá estrear neste primeiro semestre em versão eletrificada e com motor turbo.
A nova geração do Sportage estreou em 2021 com duas variantes de carroceria, sendo uma de maior comprimento (versão global) e outra de entre-eixos reduzido (versão europeia). De acordo com os desenhos do INPI, o modelo mais compacto deverá ser destinado ao Brasil. Neste caso, o Sportage europeu possui 4.515 mm de comprimento, 1.865 mm de largura, 1.645 mm de altura e 2.680 mm de distância entre eixos.
Ainda que menor na comparação com o modelo global, o novo Sportage é maior em todas as dimensões em relação à antiga geração, ainda à venda no Brasil com motor 2.0 flex. O porta-malas também acompanhou a evolução de dimensões, passando de 503 litros para 591 litros. Além do ousado visual externo, a quinta geração do Sportage passou por uma transformação na cabine, que traz duas telas de 12,3 polegadas para quadro de instrumentos e central multimídia.
Na Europa, o Kia Sportage possui versões a gasolina (150 cv) e a diesel (115 cv), com opções híbridas-leves (150 cv e 180 cv), híbrida (230 cv) e híbrida plug-in (265 cv). Em todos os modelos híbridos a gasolina, o motor é sempre 1.6 T-GDI (turbo de injeção direta). Ainda que os executivos da Kia do Brasil não tenham confirmado, a escolha para o Brasil deverá recair sobre o Sportage híbrido-leve, mesma tecnologia empregada no compacto Stonic. Já o novo Kia Niro deverá ser o híbrido topo de linha da marca por aqui, com possível versão plug-in.
Fotos: Divulgação