O sobrenome Folgore é uma novidade nos carros da Maserati. Ele acompanhará todos os modelos elétricos da marca italiana de luxo. O plano é ter toda a gama disponível em versões alimentadas por baterias até 2025. Assim, o primeiro passo acaba de ser dado. A montadora do grupo Stellantis acaba de apresentar o GranTurismo. Além de adotar motor V6 em dois níveis de potência, o esportivo ataca com uma versão de emissão zero.
A princípio, a Maserati oferecerá o GranTurismo em três diferentes opções: Modena, Trofeo e Folgore. Os dois primeiros trazem o conhecido 3.0 V6 biturbo já visto nos irmãos MC20 e Grecale. Batizado como Nettuno, o motor gera 490 cv de potência e 61,2 mkgf de torque máximo. Este, contudo, é o desempenho na versão Modena. Na Trofeo, são 550 cv e 66,3 mkgf. Ambas utilizam câmbio automático de 8 marchas e têm tração nas quatro rodas.
Originalmente, o GranTurismo tinha tração traseira. Entretanto, cabe dizer que a tecnologia permite enviar até 100% do torque do motor às rodas traseiras ou, então, reparti-lo na proporção 50/50 entre os dois eixos. Com este conjunto mecânico, o esportivo leva 3,9 segundos para acelerar até os 100 km/h na versão Modena. O Trofeo faz a mesma tomada de tempo em 3,5 segundos. A velocidade máxima chega a 302 km/h e 320 km/h, respectivamente. Detalhe: o Maserati mede 4,95 metros de comprimento e pesa 1.795 kg – ou seja, é comprido e pesado.
Folgore
De início, vale explicar que Folgore significa “relâmpago” em italiano. Isto posto, trata-se da versão elétrica do esportivo. No total, são três motores elétricos de 300 kW, potência equivalente a 407 cv. Eles são alimentados por um pacote de baterias de íons de lítio de 92,5 kWh compatível com estações de carregamento rápido de 270 kW.
Enquanto um dos motores traciona as rodas dianteiras, os outros dois as rodas do eixo traseiro. A potência máxima do sistema supera os 1.200 cavalos. Entretanto, como os propulsores não atingem o pico de potência ao mesmo tempo, a máxima entregue às rodas é de 751 cv, com um torque impressionante de 137,7 mkgf.
Os números, dessa forma, são suficientes para enviar o GranTurismo Folgore dos 0 aos 100 km/h em apenas 2,7 segundos. Já a velocidade máxima atinge 320 km/h, assim como no Trofeo. Por fim, o esportivo tem sistema de suspensão a ar ajustável, além de freios da Brembo.
Visual
Visualmente, o GranTurismo faz homenagem aos seus antecessores. A principal mudança está nos faróis verticais. Assim, dá até pensar que se trata de uma reestilização do GranTurismo de 2007. Ou seja, permanece o capô longo, perfil baixo e traseira bem curta. As formas, inclusive, conferem um coeficiente de arrasto (Cx) de 0,26 – e de 0,28 na versão V6.
O interior do esportivo italiano ainda não foi revelado. Porém, promete luxo, bem como a manutenção dos quatro assentos. Aliás, os bancos dianteiros terão ajuste elétrico de 18 posições, promete a marca. A intenção é que a Maserati comece a entregar o novo GranTurismo no segundo trimestre de 2023. Por isso, os preços ainda não foram divulgados. Mas especulações apontam algo em torno de 200 mil euros para a versão Folgore (R$ 1 milhão, na conversão direta). O irmão conversível, GranCabrio, por sua vez, deve ficar para 2024, trazendo as mesmas mudanças.