A Toyota anunciou recentemente um investimento de R$ 1,7 bilhão no Brasil para produção de um novo SUV compacto híbrido flex em Sorocaba, interior de São Paulo, além da nacionalização de seu propulsor em Porto Feliz, também no estado de São Paulo. O projeto será liderado pela subsidiária de baixo custo para mercados emergentes da marca, a Daihatsu.
De acordo com informações apuradas pela Mobiauto, o modelo será derivado da plataforma DNGA, uma simplificação da TNGA de Corolla e Corolla Cross, voltada a modelos de porte compacto. O início de produção em série do novo SUV está previsto para outubro de 2024, com chances de que o lançamento efetivo fique para o começo de 2025.
A Toyota vem trabalhando na preparação do complexo de Sorocaba para receber o novo produto desde abril deste ano. A marca já prepara treinamentos e trabalhos técnicos para implantação da nova linha, além de acionar fornecedores e preparar a fabricação de componentes específicos para o SUV. O prazo para finalização de todo esse processo é justamente setembro de 2024, para que na sequência a produção em série aconteça.
Ainda não se sabe qual será o tipo de carroceria do novo modelo e nem qual motor será utilizado. O SUV pode vir a usar o motor 1.8 eletrificado da família Corolla ou outro, como o 1.5 e-Smart aventado pela Mobiauto em fevereiro deste ano e que será usado pelo mesmo modelo na Ásia.
O mais curioso é que, no Brasil, a fabricante usa o código de projeto D90B, conforme noticiado pelos colegas do Autos Segredos. Na Tailândia, o código de projeto do mesmo produto é outro, D03B. A diferença pode ser explicada por mudanças importantes na mecânica dos projetos, como por exemplo o uso do motor 1.8 de Corolla e Corolla Cross na variante brasileira do SUV.
Tanto a variante nacional quanto a asiática, que deve ser revelada ainda este ano, terão basicamente a mesma carroceria e visual, mudando apenas detalhes estéticos. Itens como elétrica, suspensões e freios serão herdados do novo Yaris Ativ lançado recentemente no mercado tailandês.
Ainda não há informações sobre o nome que o novo SUV compacto híbrido flex da Toyota receberá no mercado brasileiro, mas existe a possibilidade de o modelo seguir o caminho do primo maior Corolla Cross e adotar o nome Yaris Cross.
Com este investimento, a Toyota reforça seu compromisso com o mercado brasileiro e com a produção local, além de apostar no sucesso da tecnologia híbrida flex. O novo SUV compacto híbrido flex da marca japonesa promete ser um forte concorrente no mercado automotivo brasileiro, trazendo inovação e tecnologia de ponta para os consumidores.
Fonte: Exclusivo: descobrimos quando começa produção do novo SUV Toyota híbrido