A Toyota continua apostando na hibridização de carros compactos, enquanto outros fabricantes, especialmente os europeus, já estão jogando terra sobre o caixão de seus pequeninos por conta dos custos elevados em eletrificação.

No Japão, a Toyota lança o Novo Aqua, seu hatch compacto híbrido que chega agora à segunda geração, conhecido anteriormente como Prius C. Embora tenha fracasso no mercado americano e outros lugares, continua sendo querido em casa.

O modelo surge com a plataforma TNGA (GA-B) e segue o Novo Yaris europeu, porém, com carroceria e estilo diferente. Mas, o Novo Aqua tem algumas coisas inéditas, uma delas o Comfort Pedal.

Novo Toyota Aqua mantém japonesa nos haches híbridos em casa

Trata-se da frenagem regenerativa de aplicação constante até quase parada do veículo, reunindo essa função com a aceleração normal e assim usando o pedal de freio apenas em condições que o exijam. A Nissan foi a primeira a usar esse tipo de tecnologia.

Outra novidade é a bateria bipolar níquel-hidrogênio, fazendo do Novo Aqua o primeiro carro do mundo a dispor de células de energia com essa tecnologia. Ela permite que a energia flua em dois sentidos diferentes.

Novo Toyota Aqua mantém japonesa nos haches híbridos em casa

Assim, em caso de catástrofes naturais, o Novo Aqua pode fornecer energia elétrica para residências ou locais que necessitem de eletricidade. Para isso, o hatch híbrido oferece uma tomada de AC de 100 volts ou 1.500 watts para conectar o carro à rede da casa.

Fora isso, o Novo Aqua traz ainda estacionamento automático e também frenagem automática em tráfego cruzado na traseira, evitando assim uma colisão caso apareça um veículo repentinamente.

O Novo Aqua não deverá ir além de alguns poucos mercados fora do Japão, onde é oferecido em quatro versões com preços a partir de 2.198.000 ienes ou R$ 104,6 mil.

Novo Toyota Aqua mantém japonesa nos haches híbridos em casa

Por fora, o visual clean e amigável, que exibe enormes lanternas traseiras. Por dentro, o destaque é a nova multimídia com tela de 10,5 polegadas, sendo a maior oferecida pela marca. Um touch pad serve de alavanca de marchas.

Com tração dianteira ou AWD (E-Four com motor elétrico traseiro), o Novo Aqua tem consumo médio de 35,8 km/l no ciclo JC08. Seu motor é o M15A-FXE Dynamic Force com 90 cavalos e 12,3 kgfm. O motor elétrico (dual) tem 61 cavalos. Agora, é esperar pelo Yaris híbrido flex emergente…

Toyota Aqua 2021 – Galeria de fotos

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here