Crown é um nome de muita tradição na Toyota: surgiu em 1955 e permaneceu por 15 gerações em um grande sedã, apreciado no Japão por taxistas e executivos. Mas o Toyota Crown apresentado hoje (15) para os Estados Unidos é um carro bem diferente, com perfil fastback, tração integral e mecânica híbrida, sucessor do tradicional Avalon. É o primeiro Crown vendido por lá em 50 anos: o original esteve no país entre 1958 e 1972, tendo sido o primeiro carro japonês em terras americanas.

A Toyota não poupou ousadia no desenho do novo Crown, que tem uma enorme tomada de ar dianteira, faróis e lanternas de perfil muito baixo e, na versão Platinum, pintura em preto do capô até a traseira. As rodas medem até 21 polegadas. O modelo de quatro portas (a tampa traseira não inclui o vidro) tem 4.928 mm de comprimento, 1.839 mm de largura, 1.539 mm de altura e  2.850 mm de distância entre eixos.

 

O interior, mais convencional, inclui painel de instrumentos digital de 12,3 polegadas e outra tela desse tamanho para a central de áudio, que oferece navegação baseada em nuvem e assistente inteligente comandado por voz. Outros itens são bancos dianteiros aquecidos e ventilados, banco traseiro aquecido, teto de vidro panorâmico  (fixo) e sistema de áudio JBL de 11 alto-falantes. O Platinum vem com controle eletrônico de amortecedores e assistente de estacionamento.

As versões XLE e Limited do Crown usam motor de 4 cilindros e 2,5 litros associado a 2 motores elétricos e câmbio CVT. O Platinum também é híbrido, mas usa um 4-cilindros turbo de 2,4 litros, motores elétricos e câmbio automático de 6 marchas. Apenas essa versão teve a potência anunciada por enquanto: 345 cv combinados. Tração integral sob demanda, por meio de motor elétrico na traseira, vem em todo Crown. O Platinum tem sistema diferenciado que pode enviar até 80% da potência para trás.

FS

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here