Com a presença de executivos alemães, VW faz apresentação do Polo eTSI no Brasil, o primeiro híbrido flex da marca – flagrado com exclusividade pelo astuto Diogo Dias

A Volkswagen já anunciou que desenvolve seu primeiro híbrido flex para o mercado brasileiro, mas não havia revelado qual era o modelo. Não tem problema, o Autos Segredos, com furo mundial, se adianta: o primeiro carro com a tecnologia no Brasil será o Polo eTSI que será apresentado em conjunto com a primeira reestilização do modelo. As imagens foram registradas com exclusividade pelo segredeiro Diogo Dias que, apesar das tentativas inúteis feitas pela equipe da VW de impedir o flagra, revela detalhes que comprovam o Polo híbrido. 

Para quem está chegando agora, Diogo Dias começou cedo no ofício: em 2010, com 15 anos já corria atrás de segredos da PSA, em Porto Real (RJ), usando uma bicicleta. Alguns anos depois, já em São Paulo, ele foi trabalhar na extinta revista Car and Driver. No entanto, o destino o levou para outra profissão há alguns anos, mas o faro de segredeiro e o gosto pelo assunto não foi deixado de lado. 

VEJA TAMBÉM:

Na quarta-feira (27/4), indo a trabalho para Taubaté (SP), ele avistou um comboio da VW parado num ponto da Rodovia Carvalho Pinto. Sem perder tempo, ele estacionou seu carro, sacou o celular do bolso e começou a filmar três unidades do Polo reestilizado. Lá estavam um Polo Track, uma versão normal e uma unidade com rodas diferentes. Apesar das tentativas de impedimento do registro, Diogo, já acostumado com esse tipo de situação, continuou filmando todas as novidades. 

Segundo Diogo, entre os presentes havia executivos alemães e brasileiros. Junto ao grupo existia todo um aparato: o caminhão que tradicionalmente transporta os segredos da marca, uma ambulância e seguranças – como é de praxe.

Depois do flagra feito, Diogo seguiu seu caminho e nos brindou com o belo registro. Com experiência em segredos, ele avisa: “Marlos, esse Polo preto está com rodas que lembram as usadas nos modelos híbridos”. De fato, Diogo está certo, e a unidade flagrada será o Polo eTSI, primeiro híbrido flex da marca que deve ser a grande novidade da linha 2023 do compacto alemão. 

O Polo eTSI é o motivo dos executivos alemães da VW estarem no Brasil, já que eles não viriam para cá somente para ver uma simples reestilização. Além da confirmação visual com as imagens, o contexto da situação confirma a importância do protótipo. Ao Diogo nossos agradecimentos e parabéns pelo furo mundial.

Como é o motor 200 eTSI?

Segundo a revista Quatro Rodas e nossos amigos do Mobiauto, o protótipo do VW Golf eTSi em testes no Brasil faz parte do projeto da tecnologia híbrida flex. No entanto, o motor 1.5 do hatch médio será destinado a modelos maiores. A estreia do sistema híbrido flex será o motor 200 eTSI.

O conjunto do Polo eTSI é um sistema chamado de híbrido leve com uma bateria de 48 V. O sistema ajuda na redução do consumo de combustível. De acordo com a marca, a tecnologia de 48 V permite a transmissão de níveis de energia elétrica mais elevados com seções transversais de condutores comparativamente pequenas  e uma bateria compacta e, portanto, também com baixo peso adicional. 

Ainda de acordo com a marca alemã, isso leva  à recuperação de muito mais energia durante a frenagem e desaceleração. A energia armazenada na bateria de íons de lítio de 48 V alimenta o sistema elétrico de 12 V do veículo e aciona um alternador de partida acionado por correia de 48 V . O alternador de partida que é acionado por correia assume o papel do alternador e da partida enquanto opera simultaneamente como um motor elétrico pequeno e leve que aumenta instantaneamente o torque de acionamento ao arrancar. 

Foto | Diogo Dias/Autos Segredos

A saída do gerador é transferida pelo  acionamento por correia. Ele também liga o motor de combustão – que é desligado o máximo possível enquanto o veículo está em movimento – de forma quase imperceptível. A bateria de 48 V é a responsável por fornecer energia a todos os sistemas importantes do carro . O sistema híbrido leve de 48 V alia o baixo consumo de combustível e auxilia na redução de emissões.

Não importando em qual motor esteja ligado, o conjunto elétrico de 48 V é padrão no sistema híbrido leve. Na Europa, ele pode ser associado ao motor 1.0 TSI ou 1.5 TSI. No Golf eTSI com motor 200 TSI movido somente a gasolina, o motor tem potência de 110 cv e o torque fica mantido  em 20,4 kgfm. Lá ele é ligado ao câmbio automatizado de dupla embreagem de sete marchas, por aqui, ele manterá  a caixa automática convencional de seis marchas.

No Brasil, por conta da tecnologia Flex, o conjunto deverá ter alterações em relação aos valores de potência. Já o torque permanecerá no valor  de 20,4 kgfm.

Siga nossas redes sociais para muito mais informações

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here