O mercado do segmento dos veículos elétricos tem vindo a crescer. Hoje em dia já existem carros para todos os bolsos e necessidades e há muitos outros projetos em desenvolvimento. O carro que apresentamos hoje foi batizado de Luca e destaca-se por ser elétrico e construído à base de “lixo”.
Saiba como nasceu este projeto.
Luca é feito essencialmente em plástico e tem autonomia de 220 km
Foram precisos apenas 18 meses para que um conjunto de estudantes universitários construissem um protótipo de um carro elétrico com recurso a materiais reciclados. Os alunos pertencem à Universidade de Tecnologia de Eindhoven e batizaram esta carro de Luca. O protótipo é muito bonito, feito em grande parte de plástico reciclado.
Sendo um coup desportivo, o Luca vem com assentos feitos de casca de coco e crina de cavalo, embrulhados em PET reciclado. Dois motores elétricos acionam as rodas traseiras para ajudar este veículo a atingir uma velocidade máxima de 90 km/h (56 mph) e conseguir uma autonomia de 220 km (136 milhas). A Universidade revela e compara que essa eficiência se traduz em 1L de gasolina por cada 180 quilómetros.
Por agora o projeto serve apenas para mostrar que é possível contribuir veículos com materiais reciclados e também como um alerta para a preservação do meio ambiente.