O segmento dos veículos elétricos continua a crescer e as ofertas chegam de todo o mundo. O veículo que hoje damos a conhecer é da empresa Russa Kamaz que o desenvolveu em parceria com a Grande Universidade Politécnica de São Petersburgo (SPbPU).
Vamos conhecer melhor o Kama-1, que promete fazer furor neste mercado cada vez mais competitivo!
A Kamaz, em parceria com a SPbPU, desenvolveu um novo carro elétrico urbano de três portas e quatro lugares – o Kama-1. Quem é fã do Dakar certamente conhece esta marca, por causa dos camiões.
Os trabalhos neste projeto iniciaram-se em dezembro de 2018 e o estado atual do projeto é “um modelo de pré-produção industrial”.
O Kama-1 é um veículo “made in Rússia”, que vem equipado com uma bateria de 33 kWh que garante até 250 km (155 milhas) de autonomia. O motor elétrico é de 80 kW, permitindo acelerar dos 0 a 100 km/h (62 mph) em 6,7 segundos.
Tem luzes LED (dianteiras e traseiras) e a distância ao solo é relativamente alta para ultrapassar “zonas difíceis”. Dentro do veículo está disponível um display de infoentretenimento de 9 polegadas.
De acordo com o comunicado da empresa, o carro conta com sistema de atendimento nível 3.
Veja o Kama-1 em vídeo…
Resumo das características do Kama-1
- Autonomia até 250 km (155 milhas)
- Pack de baterias de 33 kWh
- Aceleração: 0-100 km/h (62 mph) em 6,7 segundos
- Velocidade Máxima: 150 km/h (93 milhas)
- Motor Elétrico: 80 kW
- Tempo de carregamento (AC): 6 horas
- DC fast charging em 20 minutos
O tempo dirá se a Rússia realmente irá investir e apostar forte no segmento dos elétricos. A mudança para este novo segmento abre novas oportunidades, para novos players, que não se encontravam no mercado anteriormente. De relembrar, no entanto, que a marca russa Kamaz já tem em circulação em Moscovo autocarros elétricos desde 2018.