A Uber, uma das primeiras empresas que iniciaram a revolução do compartilhamento de viagens há mais de uma década, continua crescendo e se adaptando a um mundo focado na redução das emissões de carbono. Depois do seu primeiro serviço, a empresa se tornou um gigante da tecnologia de mobilidade, oferecendo variações de seus serviços de compartilhamento de viagens, como Uber Green, Uber Pet e Uber Eats para entrega de alimentos e mantimentos.
Recentemente a empresa anunciou uma cooperação com o desenvolvedor de veículos elétricos autônomos Nuro, para revolucionar justamente esse último serviço citado, o Uber Eats. Sob os termos do acordo com a Nuro, os clientes do Uber Eats nos Estados Unidos receberão entregas de alimentos usando veículos elétricos autônomos (sem ocupantes), desenvolvidos pela empresa parceira. Veja nesse vídeo a seguir, como o sistema autônomo de entregas da Uber Eats irá funcionar.
Artigos recomendados
Nos próximos meses, os veículos elétricos da Uber Eats começarão a rodar nos estados do Texas e da Califórnia, antes de ser estendido para as demais localidades. A velocidade máxima do carro elétrico autônomo do Uber Eats, é de 72 quilômetros por hora e possui total autonomia para circular em bairros residenciais e condomínios, no entanto, ainda não é legalizado para transitar em grandes rodovias. Segundo a Uber, seus compartimentos têm capacidade para receber até 24 entregas diferentes, totalmente refrigeradas.
O Carro elétrico autônomo da Nuro, utilizado pela Uber Eats, vem com uma série de mecanismos de segurança com o intuito de proteger os pedestres
Em caso de colisão, o veículo da Nuro é equipado com airbags para proteger os pedestres, além de uma câmera que possui um campo de visão que abrange todo o veículo. Além disso, existem câmeras térmicas e outros sensores para garantir a proteção dos pedestres e das entregas.
Segundo a empresa, durante o período de testes, os valores cobrados pelas entregas do Uber Eats, serão os mesmos, independente se serão feitas por meio dos veículos autônomos da Nuro, ou por meio convencional.
A Uber acredita que os veículos elétricos autônomos da Nuro podem fornecer uma solução sustentável para o seu serviço de entregas e aplicativos adicionais fora desse serviço, para apoiar o mercado em expansão de entrega de alimentos, mantimentos e outros produtos. Somente a rede Uber Eats atualmente atende cerca de 825.000 comerciantes em mais de 11.000 cidades localizadas em todo o mundo.
Aqui no Brasil, não sabemos quando, e se veremos um veículo elétrico autônomo da Nuro em circulação, já que a principal parceira, a Uber Eats, encerrou suas atividades no país no início deste ano de 2022, após 7 anos de prestação de serviço.