– Tempo de leitura: 3 minutos –

Com a elevação no preço dos combustíveis fósseis, motoristas passaram a procurar alternativas para economizar. Por conta disso, os carros elétricos e os híbridos estão em alta no Brasil.

Apesar da popularidade desses modelos ser algo recente, essa é uma tecnologia que está presente há bastante tempo no mercado brasileiro, especialmente através do sucesso dos Corollas.

Quer saber como eles funcionam e quais são as suas vantagens? Veja agora o que é um carro híbrido.

A história dos carros híbridos

Apesar de não parecer, a tecnologia para veículos híbridos é muito antiga. Ela foi desenvolvida ainda no século XIX pelo engenheiro Ferdinand Porsche. No entanto, após alguns anos, sua fabricação foi interrompida devido à complexidade do sistema e aos altos custos de produção. Além disso, eram veículos com preços elevados e com menor potência em relação a outros veículos da época.

No entanto, com os esforços da comunidade internacional para reduzirem os níveis de poluição e emissão de gases tóxicos, eles voltaram a aparecer nos debates das grandes fabricantes. Ainda assim, foi necessário o aumento substancial no preço da gasolina por conta da crise do petróleo, em 1973, para que os carros híbridos voltassem às ruas.

LEIA MAIS: Carros elétricos: 5 coisas que você precisa saber sobre eles!

Como os carros híbridos funcionam

Para se locomover, esses veículos contam com dois tipos de motorização: elétrica e combustão. No entanto, é importante saber que existem diferenças significativas entre eles, conforme abaixo::

Híbridos leves

Conhecidos como MHEV, são carros com um pequeno motor elétrico de 11KW e com tensão em torno de 48V. Os veículos híbridos leves não têm tração elétrica, assim, eles dependem do motor a combustão para tracionar.

Mesmo não tracionando o carro, o pequeno motor elétrico auxilia na entrega de potência e na economia de combustível.

Os carros mais vendidos na categoria: Audi Q8, Mercedes-AMG C300, Mercedes-AMG C200,  Kia Stonic e Land Rover Defender.

Híbridos plug-in

São os carros que menos consomem combustível, justamente por estarem bem próximos dos modelos 100% elétricos. Suas baterias não passam de 10kWh, o que permite uma autonomia significativa associado a um bom nível de velocidade. No entanto, são mais caros que os outros tipos.

Nesses veículos, as baterias são carregadas através de um cabo com tomada. Se o híbrido não é do tipo plug-in, as baterias são carregadas pelo próprio automóvel ou quando está sendo freado, pelo sistema regenerativo, ou pelo próprio motor a combustão.

Os carros mais vendidos na categoria: BMW X3, BMW X5, Volvo XC90, Volvo XC60, e Porsche Cayenne

LEIA MAIS: Novo modelo da Nissan faz incríveis 30 km/L – e deve chegar ao Brasil em breve!

Híbridos convencionais

Os convencionais dividem a responsabilidade da locomoção do motor elétrico com o propulsor a combustão. Eles também têm tração elétrica, que pode ser independente, portanto estão num estágio acima dos híbridos leves.

Nesse tipo de veículo o carregamento da bateria elétrica é feito exclusivamente pelo motor a combustão.

Os carros mais vendidos na categoria:  Lexus UX250h e Lexus NX350,Toyota Corolla Cross, Toyota Corolla e Toyota RAV4.

Gostou deste artigo? Então,  confira outros temas interessantes navegando pelo Rotas de Viagem!

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here