Lá fora chamado de Toyota Fortuner, aqui bem conhecido como Toyota SW4, ele é um SUV de tamanho médio fabricado pela montadora japonesa. Na verdade, o Fortuner foi construído sobre o modelo picape Hilux. Para saber mais desta versão, continue lendo.
Leia também: 2020 Toyota Camry já chegou ao Brasil
Do Hilux ao Toyota SW4
A novidade é que o Toyota SW4 possui duas a três filas de assentos e está disponível na configuração de tração traseira ou até na tração nas quatro rodas. Assim, tanto que o Fortuner, Toyota SW4, faz parte do projeto IMV da Toyota na Ásia, que também inclui o Hilux e o Innova.
Assim, o Toyota 4×4 não é a primeira vez que puxa uma carroceria do popular Hilux e lhe confere um nome novo e carro novo. Você se lembra do 4Runner dos anos 80? Então, o Fortuner 4×4, Toyota SW4, é exatamente a mesma coisa, com seu doador Hilux.
Para saber mais: Anunciadas as atualizações do Toyota Hilux 2020
Assim, a carroçaria da frente é diferente, o interior é mais agradável e sofisticado, e a extremidade traseira recebe molas helicoidais no lugar das outras. No entanto, ele compartilha o mesmo motor diesel de quatro cilindros de 2,8 litros e pode rebocar até três toneladas de forma manual.
Lá fora, os preços atuais variam de US$ 45.965 para o modelo GX e de US$ 58.490 para o Crusade B. Desta forma, estão disponíveis várias opções de motores, dependendo do país de venda, incluindo um combustível de 2,7 litros e 4,0 litros com sincronismo de válvula e turbocompressor.
E no Brasil
No Brasil, como na Argentina, como é conhecido como SW4, no mercado, existem dois acabamentos disponíveis.
- Trata-se do modelo a diesel 3.0 litros turbo de 16 válvulas com transmissão automática de 5 velocidades;
- Flex (gasolina) VVT-I de 2,7 litros e 16 válvulas com tração 4 × 2, manual de 5 velocidades e automática de 4 velocidades.
Assim, essa segunda geração do Toyota SW4 foi apresentada simultaneamente em 2015 na Austrália e na Ásia. Desta vez, a Toyota projetou o interior para ser diferente do Hilux, para dar um caráter distinto entre os dois.
Leia também: Os carros mais baratos da Toyota em um lugar só
Todas as variantes possuem airbags ABS + EBD + duplo, câmera de estacionamento traseira, função Siga-me em casa, sensor completo, porta-luvas com função de resfriador, Digital Auto AC, etc.