A ORA é uma submarca de carros elétricos compactos da chinesa Great Wall Motors e está chamando muita atenção no mercado interno e também internacional.
Essa fama se deve especialmente ao modelo R1, que lembra muito o Renault Twingo atual e é considerado o carro elétrico mais barato do mundo, custando pouco mais de US$ 8 mil na China. Este é vendido em alguns países da América Latina.
Recentemente, a ORA lançou um segundo modelo, um monovolume chamado R2, que tem formas semelhantes em aspecto ao Kia Soul, mas com design próprio.
Por fim, ainda em fase de testes, o ORA R3 já está sendo visto por lá e está chamando ainda mais atenção, mas não por suas capacidades como um carro elétrico urbano.
Com linhas sinuosas, o ORA R3 parece um mistura de estilos, notadamente de inspiração europeia, com alguns toques de MINI e Porsche, mas não deixando de dispor de algumas coisas próprias.
Medindo 4,235 m de comprimento, 1,825 m de largura, 1,596 m de altura e 2,650 m de entre eixos, o R3 é o maior modelo da marca (R1 tem 3,49 m e o R2 mede 3,62 m) e tem plataforma diferente, mais bem mais larga.
A frente é bem envolvente e possui faróis circulares que saltam das parábolas, com capô com vincos pronunciados. Este crossover elétrico tem ainda traseira pronunciada, com o teto curto e descendo suavemente até o volumoso para-choque traseiro.
Note que as lanternas do R3 estão no lugar que geralmente é atribuído aos refletores nos carros comuns. Abaixo, uma moldura em preto brilhante vem com luz de neblina centralizada.
Ficou estranho, mas se for para se destacar do normal, está valendo. Existem dois tipos de rodas de liga leve, sendo uma com aro 17 (estilo clássico) e 18 polegadas, que possuem pneus 205/55 R17 e 215/50 R18.
Por dentro, o ORA R3 não faz por menos. Assim como já visto no R2, o crossover aposta num ambiente amigável e com boa impressão de qualidade visual. Todo o painel é forrado com tecido costurado, que na foto é em tom de azul.
A mesma cor é vista nos bancos, que também não decepcionam visualmente. O volante em couro costurado também segue o mesmo estilo, mas em dois tons, com branco também.
Cluster e infotainment são digitalizados em uma enorme tela plana, enquanto os difusores de ar são contínuos. Sabe-se que ele terá 142 cavalos.
Ainda não se sabe a autonomia, mas provavelmente ficará entre 300 km e 400 km na vida real, dado o espaço extra para baterias de lítio. Assim como o R2, o R3 também deverá ser exportado.
Great Wall ORA R1, R2 e R3 – Galeria de fotos