Com o mercado atual totalmente virado para os SUVs e carros 100% elétricos, a Toyota continua a bater o pé no chão contra a adoção total destas tendências. Afinal, segundo a fabricante automóvel, ainda é cedo para um mercado baseado em carros 100% elétricos. O que é estranho, visto que a Toyota até é uma das fabricantes que mais aposta nas motorizações híbridas no mercado atual.
Assim sendo, a verdade é que muitas pessoas já olham para os full elétricos com bons olhos, e começam a preparar-se para a grande mudança. Contudo, ainda temos muito boa gente pouco convencida com a autonomia, tempos de carga, e claro, longevidade da bateria a médio/longo prazo. O que não é para menos! Ainda há muita evolução a ser feita neste campo.
Além disto, temos também de ter em conta que a rede de carregamento de muitos países não está ainda pronta para uma adoção em massa. Aqui temos de incluir Portugal, que apesar de não ser dos piores países, ainda tem muita sopinha para comer.
Em suma, estamos a falar de mudanças na rede elétrica que ainda vão demorar e claro está, o investimento necessário é gigantesco.
Uma das razões é muito simples… Sabe de onde vem a energia elétrica que dá vida aos atuais automóveis EV?
Ora bem, já todos sabemos que a utilização de qualquer carro 100% elétrico, no dia-a-dia, é feita sem qualquer produção de CO2. Contudo, a produção de CO2 na criação destes carros é superior aos carros tradicionais, devido à maneira como o pack de baterias é feito, e claro, a energia para as baterias tem de vir de algum lado.
Assim, apesar de toda a parte ‘green’ dos carros elétricos, se estamos a encher as baterias com energia vinda de centrais baseadas na queima de combustível fóssil, o propósito perde-se um pouco no meio de toda a situação. Ou seja, nem tudo é um mar de rosas, e as mudanças tem de ser feitas em todo o lado.
Curiosamente, a Toyota é uma das primeiras fabricantes a introduzir um modelo hibrido no mercado. Afinal, o famoso Prius já conta com 24 anos no mercado. Ainda assim, é uma fabricante que não quer começar já a apostar forte e feio na eletrificação total da sua frota.
Em suma, apesar do facto de a Toyota ter introduzido um dos primeiros carros eletrificados no mercado automóvel, o caminho para os 100% elétricos ainda aparenta estar um pouco longe. É um caminho que tem de ser feito, tais têm sido as restrições impostas aos carros a combustão, mas segundo a fabricante, com cada coisa a seu tempo.
Ademais, o que pensa sobre isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.