A Peugeot entrou há poucos meses no mercado de esportivos eletrificados com o 508 PSE. O modelo híbrido estreou no fim de 2020 como o carro de produção em série mais potente da história da marca francesa, com 360 cv. Agora, a divisão Peugeot Sport Engineered já trabalha no seu “hot hatch” totalmente elétrico. O e-208 PSE está a caminho e deve estrear em 2023.

A versão elétrica do novo Peugeot 208 já existe, e inclusive foi testada pelo Jornal do Carro. O modelo ainda não está à venda no país, o que deve acontecer nos próximos meses. Entretanto, a diferença de desempenho entre a versão regular e a PSE promete ser bem razoável. Fala-se em cerca de 200 cv de potência, mesma faixa do tradicional GTi.

Peugeot e-208
Peugeot/Divulgação

Desempenho será ponto forte

No Peugeot e-208 regular, o motor elétrico entrega 136 cv de potência e um bom torque de 26,5 mkgf. Com esse conjunto, segundo a marca francesa, o hatch elétrico já empolga, com zero até 100 km/h feito em 8,1 segundos. Só a título de comparação, o e-208 normal já é mais rápido que o Volkswagen Up! TSI com motor 1.0 turbo flexível, que faz a tomada em 9,3 s.

Dessa forma, a expectativa é de que o e-208 PSE entregue números expressivos. O modelo usará a mesma plataforma modular CMF da versão normal, que é específica para carros elétricos. Contudo, a variante esportiva terá bateria maior, acima de 60 kWh, para dar autonomia entre 350 km e 400 km. No e-208, a bateria de 50 kWh permite percorrer 340 km.

Depois do 508 PSE, a Peugeot desenvolve agora o e-208 PSE
Peugeot/Divulgação

Versão PSE vai estrear com reestilização

De acordo com o site espanhol Foro Coches Eléctricos, o primeiro hot hatch totalmente elétrico da Peugeot vai chegar com a reestilização do compacto, prevista para 2023. Assim, o Peugeot e-208 vai trazer o visual atualizado, além de outras melhorias que envolverão até o chassi, para que o modelo entregue o desempenho dinâmico esperado.

O e-208 PSE também terá detalhes de design que irão distingui-lo da versão normal, assim como ocorre nos modelos a combustão da linha GTi. E também como foi feito com o híbrido 508 PSE (na foto acima), que inaugurou, portanto, a era dos esportivos eletrificados da marca. Dessa forma, espera-se uma cabine com decoração e bancos esportivos.

Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube

Veja vídeos de testes de carros e motos, lançamentos, panoramas, análises, entrevistas e o que acontece no mundo automotivo em outros países!