O esforço do governo Biden para promover a compra de veículos elétricos nos Estados Unidos está enfrentando desafios inesperados. Embora as vendas de carros totalmente elétricos tenham aumentado significativamente em 2023, o crescimento desacelerou nos últimos meses, levando as montadoras a diminuírem os planos de produção e a pausarem investimentos. Os consumidores estão preocupados com os preços, autonomia da bateria e a falta de estações de recarga, o que está afetando a adesão aos veículos elétricos.

Segundo Michelle Krebs, analista do setor da Cox Automotive, os fabricantes de automóveis estão enfrentando a realidade de que a aceitação do consumidor está crescendo mais lentamente do que o esperado. Ela ressalta que a transição para os veículos elétricos não será linear e que há muitos obstáculos no caminho. Em 2023, foram vendidos 869 mil veículos totalmente elétricos nos EUA, um aumento de 56% em relação a 2022. No entanto, essa taxa de crescimento marcou uma desaceleração em relação aos dois anos anteriores, o que foi menor do que o previsto por algumas montadoras.

O governo Biden tem a meta de que metade de todas as vendas de veículos novos até 2030 sejam de veículos com emissão zero, como veículos totalmente elétricos e híbridos plug-in. No entanto, em novembro de 2023, esses modelos representavam apenas 10,8% das vendas de veículos novos nos EUA, de acordo com a J.D. Power. Apesar disso, especialistas em veículos elétricos acreditam que a meta ainda é alcançável se os consumidores virem progresso na disponibilidade de recarga, algo que está previsto para acontecer com a implementação de carregadores subsidiados pelo governo federal nos próximos meses.

O governo afirma que as vendas de veículos elétricos triplicaram desde que Biden assumiu o cargo em 2021 e que uma pesquisa mostra que 51% dos americanos entrevistados estavam considerando comprar um veículo elétrico no final de 2023, em comparação com 38% dois anos antes. Com a ajuda de subsídios federais, o país está planejando adicionar 500 mil novos carregadores até 2026.

Angelo Fernandez Hernandez, porta-voz da Casa Branca, destacou que mais americanos estão comprando veículos elétricos todos os dias, com as vendas aumentando mais rapidamente do que as de carros tradicionais movidos a gasolina. Ele atribui esse crescimento à agenda Investing in America do presidente, que torna os veículos elétricos mais acessíveis, ajuda os americanos a economizar dinheiro ao dirigir e torna o carregamento acessível e conveniente.

Apesar dos desafios enfrentados pelo governo Biden em promover a adoção de veículos elétricos, há um otimismo de que, com investimentos e incentivos adequados, a transição para uma frota de veículos mais sustentável pode ser alcançada. A disponibilidade de mais estações de recarga, preços acessíveis, e autonomia de bateria aprimorada são fatores essenciais para incentivar mais americanos a adotarem os veículos elétricos como uma opção viável e ambientalmente responsável.

Fonte: Nos EUA, transição para veículo elétrico esfria à medida que a demanda diminui

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here