Apresentados com poucos meses de diferença, as novas gerações dos hatches compactos da Hyundai, HB20 no Brasil e i20 na Europa, Coreia do Sul e Índia, mostram que há um degrau muito maior do que antes.

Leia mais:
+ Hyundai Grand Creta de 7 lugares será lançado ainda em 2020
+ Mais vendidos: Hyundai HB20 dispara e Kwid cai em fevereiro
+ Novo Hyundai Creta faz 21,4 km/l e tem estilo polêmico

Se no passado eles se equivaliam, agora o i20 ganhou muito em sofisticação, equipamentos e design. Prova disso, é que tem muito brasileiro com inveja do primo gringo do Hyundai HB20. Conheça agora em que pontos o modelo europeu é melhor que o brasileiro e se o nosso HB20 tem vantagem perante o primo.

Design

Polêmico desde o dia de seu lançamento, o Hyundai HB20 de segunda geração deixou de ser a unanimidade em design que era antes. Adotou uma abordagem mais radical e não cresceu como seus rivais. Apesar de gosto ser algo muito pessoal, o novo Hyundai i20 é mais equilibrado em design, tanto que deve influenciar a reestilização de emergência do HB20.

Interior

Com acabamento visivelmente melhorado, novas texturas e uma boa central multimídia, itens que deixaram o HB20 bem acima da média da concorrência, o i20 vai um passo além. O hatch europeu tem painel de instrumentos totalmente digital, coisa que por aqui só o VW Polo oferece. Destaque para a central multimídia maior integrada ao painel visualmente como nos Mercedes.

Veja aqui ofertas de HB20 na sua cidade

Além disso, o acabamento no i20 foi melhor cuidado: a interessante integração das saídas de ar por frisos que replicam suas aberturas reforça isso. O HB20 trouxe algumas soluções interessantes, com o painel de instrumentos que é digital, mas bastante simples, e o ar-condicionado com visor digital.

Há de destacar também a combinação de cores: no Brasil o HB20 mais caro tem acabamento marrom com azul, algo um tanto quanto exótico. Já o i20 usa preto com detalhes em verde limão, igualmente ousado.

Tecnologia

O Hyundai HB20 2020 foi o primeiro hatch compacto brasileiro a ser vendido com frenagem autônoma de emergência, um grande diferencial perante rivais que mal oferecem controle de tração e estabilidade. O i20 vai um pouco além oferecendo o mesmo sistema, porém com reconhecimento de pedestres e ciclistas.

Além disso, ele traz limitador inteligente de velocidade com leitura de placas de trânsito. Há ainda piloto automático adaptativo, faróis e lanternas full-LED (o HB20 tem apenas um feixe de LED no farol) e ar-condicionado digital de verdade.

Mecânica

HB20 e i20 tem três opções de motor cada, porém o modelo europeu tem mais opções turbinadas. Em comum a eles está o motor 1.0 TGD-i três cilindros turbo, com 120 cv em ambos. O i20 ainda tem uma opção mais mansa de 100 cv – a diferença está no sistema micro-híbrido, ausente no HB20, que promete redução de até 4% no consumo.

Vai trocar de carro? Simule as parcelas aqui

O i20 de entrada vem servido por um motor 1.2 três cilindros aspirado de 84 cv, enquanto o HB20 traz o 1.0 três cilindros de 80 cv. Há ainda, no HB20, um 1.6 aspirado de 130 cv. Câmbio manual de cinco marchas para os motores mais fracos, enquanto o i20 oferece seis marchas no modelo turbo.

Já para quem quer descanso para o pé esquerdo, o HB20 tem caixa automática de seis marchas nas versões 1.6 e turbo, enquanto o i20 ofefece um dupla embreagem com sete marchas nas versões turbinadas.

Família

Aqui está a grande vantagem do HB20 frente ao i20. Apenas o Hyundai brasileiro tem uma família de modelos à sua disposição, com sedã, hatch e aventureiro, todos com propostas bastante diferentes do HB20 original. O i20 hoje está em carreira solo, nunca teve versão sedã, mas já foi vendido em versões duas portas e aventureira nas gerações anteriores.

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)



LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here