O Porsche Taycan, esportivo 100% elétrico lançado em setembro pela marca alemã, ganhou uma nova versão, a 4S. É a terceira versão do Taycan, que tem também as versões Turbo e Turbo S. O carro está previsto para chegar ao Brasil em 2020, mas já pode ser encomendado. O Taycan está disponível com dois tamanhos de baterias e entrega até 530 cv (390 kW) com a bateria Performance ou, com a bateria Performance Plus, 571 cv (420 kW).
Assim o Taycan 4S passa a ser o novo modelo de entrada do Porsche elétrico. A bateria Performance com um só nível e capacidade total de 79,2 kWh é equipamento de série. A bateria Performance Plus com dois níveis e capacidade de 93,4 kWh é opcional do Taycan 4S e de série nas versões Turbo e Turbo S.
Com qualquer dessas baterias, o Taycan 4S acelera de 0-100 km/h em 4 segundos. A velocidade máxima é de 250 km/h nos dois casos. Já a autonomia muda. Ela é de 407 km com a bateria Performance e de 463 km com a Performance Plus
Ainda não dirigimos o Taycan, mas o faremos quando o carro estiver disponível no Brasil. Segundo a Porsche, o Taycan tem aceleração e força de tração típica dos carros esporte. Há dois motores síncronos permanentemente ativos nos eixos dianteiro e traseiro, um para cada eixo.
O design é puro, como normalmente ocorre nos carros da Porsche. Visto de frente, o carro parece largo e baixo, com para-lamas destacado. A linha de teto esportiva desce na direção da traseira. A coluna C é deslocada para dentro, realçando os ombros dos para-lamas. O logotipo da Porsche está integrado na barra luminosa ba traseira.
O cockpit traz um display central de 10,9” e um mostrador opcional para o passageiro. Ambos são combinados para formar uma faixa de vidro integral com aparência de um painel negro. O Taycan 4S tem o interior parcialmente em couro e bancos dianteiros com oito ajustes elétricos.
O carro também tem suspensão pneumática adaptativa. O Taycan 4S tem pinças de freios fixas com seis pistões nas rodas da frente. O diâmetro dos discos de freios é de 360/358 mm (dianteira/traseira). As rodas de trás utilizam pinças de freios com quatro pistões. As pinças do sistema de frenagem são pintadas de vermelho.