Redação AB

O primeiro avião de passageiros totalmente elétrico do mundo completou seu voo inaugural com sucesso. A Alice, aeronave da empresa Eviation Aircraft, decolou do Aeroporto Internacional Grant County, em Washington, nos Estados Unidos, alcançando uma altitude de 3.500 pés em uma viagem de oito minutos.

O avião tem uma bateria semelhante a de um carro elétrico e pode voar por uma hora, percorrendo uma distância de 814 quilômetros. A aeronave tem velocidade máxima de 460 km/h e capacidade para transportar até nove passageiros.

“Isso é história. Não vimos a tecnologia de propulsão mudar na aeronave desde que passamos do motor a pistão para o motor à turbina. Na década de 1950, foi a última vez que você viu uma tecnologia totalmente nova como essa se unir”, comemorou Gregory Davis, presidente e CEO da Eviation.

Avião totalmente elétrico com capacidade para nove passageiros decolou nesta semana de Washington, capital dos Estados Unidos

Eviation quer entregar avião elétrico até 2027

Fundada em Israel em 2015, a empresa aérea pretende usar as informações coletadas durante o primeiro voo de sua aeronave elétrica para revisar os próximos passos e entregar modelos do avião aos clientes até 2027.

O primeiro voo teste do avião elétrico estava previsto para 2021, mas a Eviation enfrentou vários problemas que forçaram o adiamento. A companhia aérea CapeAir já comprou uma frota do modelo Alice e espera colocá-la em serviço nos EUA até 2023. A DHL e a empresa de fretamento aéreo GlobalX também anunciaram planos para a compra da aeronave.

capacidade para transportar até nove passageiros.

Brasil também mira soluções aéreas de zero carbono

A Embraer, o ITA (Instituto Tecnológico de Aeronáutica) e a Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) anunciaram em maio a aprovação de um investimento compartilhado de R$ 48 milhões ao longo dos próximos cinco anos em um Centro de Pesquisa em Engenharia (CPE) para a mobilidade aérea do futuro.

A pesquisa inédita no Brasil reunirá representantes da comunidade científica e profissionais da indústria aeronáutica em atividades fundamentadas em três pilares: aviação de baixo carbono, sistemas autônomos e manufatura avançada.



LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here