A Xiaomi está se preparando para entrar no mercado de carros elétricos com o Xiaomi EV, um sedã quatro portas que contará com sensor Lidar. A expectativa, de acordo com rumores do portal LatePost, é que o veículo já esteja totalmente projetado em 2024.

Ainda sem uma confirmação oficial por parte da empresa, a expectativa é que ele chegue ao mercado custando mais de 300 mil renminbi. Este valor corresponde a cerca de R$ 224 mil de acordo com a cotação atual, mas pode sofrer alterações até o lançamento do veículo.

A possibilidade do carro custar este valor pode frustrar o público que respondeu a uma pesquisa realizada pela Xiaomi. Em abril deste ano, 1,7 milhão de pessoas responderam uma pesquisa da empresa pedindo para que o carro não ultrapassasse a faixa dos 150 mil renminbi.

Foto: Divulgação/Xiaomi

Apesar de diversos detalhes do veículo ainda não terem sido divulgados, já se sabe que a Xiaomi optou por utilizar sensores Lidar. Eles serão fornecidos pela Hesai Technology, uma empresa especializada em robótica autônoma.

Informações publicadas pelo portal LatePost apontam que a empresa optou por utilizar o sensor Lidar híbrido AT128 da Hesai no Xiaomi EV. Ele será o sensor principal do veículo e contará com radares adicionais para fornecer uma melhor consciência ambiental para melhorar a autonomia do veículo.

O tipo de sensor escolhido pela Xiaomi oferece um ângulo de visão muito maior, fazendo dele superior na cobertura de pontos cegos. A escolha é cara e pode afetar diretamente no valor do veículo, mas oferece uma superioridade se comparado com o que é utilizado pela concorrência.

Entenda o que são estes sensores e como funcionam

Lidar é a sigla para as palavras ‘Light Detection And Ranging’, em tradução livre seria “detecção de luz e alcance”. Basicamente, ele usa uma detecção remota para medir propriedades da luz refletida. A tecnologia como um todo consegue medir a distância correta entre diferentes objetos.

O sensor Lidar é um sistema a laser pulsado. Ele é muito usado para obtenção de informações espaciais. Como mencionado, ele consegue medir e obter a distância real que os objetos estão uns dos outros, mas também pode ser usado para definir medidas. Para conseguir saber, exatamente, qual a altura de uma árvore na Amazônia, por exemplo, um avião com o sensor na parte de baixo consegue dar essa informação com precisão.


Continua após a publicidade

Ele também pode ser encontrado por outro nome, LADAR (Laser Detection and Ranging). As aplicações, usos e tecnologias são as mesmas, é apenas outra forma de ser chamado. Geralmente, essa nomenclatura é encontrada em contextos militares. 

Em português, ele também pode ser encontrado pelos nomes Sistema de Varredura a Laser e Sistema de Perfilamento a Laser. Todos esses termos se referem a mesma tecnologia. Portanto, o que vamos explicar se aplica para qualquer nomenclatura que você estiver habituado a ver.

Via: Arenaev

…..



LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here