Muito antes do Prius ou Tesla, chegou o EV1 – o primeiro carro elétrico produzido em massa no mundo foi lançado pela General Motors entre 1996 e 1999 e era capaz de fazer dos 0 aos 60 em apenas 8 segundos. No entanto, saiu do mercado como a mesma velocidade com que entrou e é atualmente um mito urbano.

O EV1 foi lançado como uma experiência de mercado na segunda metade da década de 90. A General Motors queria testar a tecnologia e só produziu 1.117 unidades do compacto 100% elétrico. À época, a própria GM enfrentou resistência da indústria, de políticos e do sector petrolífero. Assim, em vez de vender os carros, o fabricante ofereceu aos interessados um leasing – um financiamento no qual o veículo é devolvido no final do período contratado.

Inicialmente, a viatura foi “alugada” a residentes das cidades de Los Angeles, na Califórnia, e de Phoenix e Tucson, no Arizona, para mais tarde ser alargado a São Francisco e de Sacramento. Os arrendatários, que pagavam entre 360 e 410 euros à época, iriam oficialmente avaliar o seu desempenho no “mundo real”.

No início o EV1 foi produzido com baterias convencionais de chumbo e ácido sulfúrico que depois foram substituídas por baterias de Ni-MH (baterias de níquel). A viatura albergava 26 baterias com 500 quilos de peso.

A autonomia pouco ultrapassava os 160 quilómetros, alargando-se mais tarde a 225 quilómetros com a substituição por baterias NiMH.

No caso do EV1, havia uma cláusula que sujeitou os clientes à devolução do modelo se solicitado pela General Motors, sob pena de aplicação de multa.

Sem dar nenhuma explicação, tanto aos clientes quanto ao mercado, a GM enviou um comunicado em 2003 aos consumidores a requerer a devolução imediata de todos os EV1 – o caso tornou-se notícia mas a empresa americana resistiu a oferecer explicações convincentes. Alegadamente, o projeto não era rentável.

Cerca de 20 unidades remanescentes foram desativadas e inutilizadas, tendo sido doadas para museus e universidades. As restantes foram totalmente destruídas.



LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here