Menor que o Renegade, o primeiro Jeep totalmente elétrico ainda é conhecido por apelidos e deve ser lançado em 2023
Há alguns meses a Jeep revelou as primeiras imagens de seu novo SUV totalmente elétrico, destinado a diversos mercados em todo o mundo. O modelo inédito será menor que o Renegade e está previsto para ser lançado em 2023. Enquanto o nome oficial não e revelado, o projeto está sendo chamado internamente de “Project 516” ou apenas “Júnior”. Porém, rumores dão conta de que ele poderá se chamar Jeepster.
A produção será feita em Tychy, na Polônia, e na Índia. Flagras do que seria o mini-Renegade mostram que o modelo final de produção não deverá ser muito diferentes dos conceitos previamente revelados.
Este será o primeiro Jeep elétrico da história e pelas imagens seguem o design já característico da marca, com carroceria mais “quadrada”, a tradicional grade de sete fendas e faróis retangulares. Nas fotos oficiais o farol é dividido, sendo o filete superior exclusivo para a luz de rodagem diurna em LED. Quanto à grade, ela será fechada e com um logotipo “e” em azul.
O novo SUV utilizará a plataforma CMP compartilhada com modelos da Peugeot e Citroën, mas em sua variante 100% elétrica batizada de eCMP. Espera-se que ele dê origem a versões “gêmeas” com as marcas Fiat e Alfa Romeo também. A versão elétrica deve começar a ser produzida em abril do próximo ano, ganhando ainda uma opção híbrida leve em janeiro de 2024, além de uma configuração tradicional com motor a combustão.
Por enquanto ainda não é certo se o Jeepster terá tração integral, uma vez que a plataforma CMP não foi desenvolvida para esse tipo de configuração. Contudo, isso não está descartado e talvez chegue ao mercado mais tarde, provavelmente e 2024.
Fotos: Divulgação/ Jeep