Jaguar Land Rover anuncia planos para eletrificação da gama de produtos e cria hub de inovação no Brasil
Durante apresentação realizada hoje (27), a Jaguar Land Rover anunciou seus planos de eletrificação, incluindo o Brasil. A fabricante confirmou que seu primeiro veículo totalmente elétrico será lançado em 2024. Embora não tenha anunciado o modelo, a expectativa é que se trate do Evoque. Além disso, serão apresentados seis veículos elétricos até 2026.
Para a Land Rover, a meta é oferecer todos os modelos em sua linha de produtos com opções eletrificadas até 2030. Já no caso da Jaguar, o objetivo é ter 100% da gama elétrica até 2025. Desse modo, até o final da década, todo o portfólio de ambas as marcas será composto apenas por veículos puramente elétricos, atingindo o marco de zero emissão de carbono em toda a cadeia produtiva até 2039. E todos esses novos produtos seguirão um conceito batizado pela empresa de “modern luxury” (luxo moderno na tradução livre).
No Brasil, especificamente, a empresa anunciou a criação de hub de inovação em parceria com o Cubo Itaú, em São Paulo, e a Firjan, no Rio de Janeiro, visando o desenvolvimento de novas tecnologias e desses futuros modelos para ambas as marcas, Jaguar e Land Rover. A proposta é acelerar esse desenvolvimento, inclusive no país, focando em novos produtos e novos serviços, além de contribuir para reduzir custos.
Trata-se de uma estratégia global chamada pela empresa de Open Innovation, que além do contato com as start-ups no Brasil abrange ainda um hub no Reino Unido. “Com o lançamento da plataforma Open Innovation, a Jaguar Land Rover está olhando para todo o ecossistema de mobilidade e sustentabilidade para oferecer uma experiência inigualável ao cliente, moldando o futuro da nossa indústria e abrindo caminho para o futuro. Exploraremos tudo, desde baterias reaproveitadas e economia circular até novos serviços fintech, insurtech e digitais – todos alinhados com a Jaguar Land Rover como os orgulhosos criadores do Modern Luxury”, disse François Dossa, diretor executivo de estratégia e sustentabilidade da Jaguar Land Rover.
Foto: Divulgação