Mesmo sendo uma empresa comprometida a vender apenas carros elétricos em todo o mundo até 2030, a Volvo ainda tem um problema nas mãos. Segundo estudo da fabricante sueca, a produção de carros elétricos pode gerar até 70% mais emissões que a de modelos a combustão. Os dados comparam os níveis de gases emitidos na fabricação do crossover elétrico C40 e os SUV XC40 em sua versão convencional, ambos feitos em Ghent (Bélgica).
O levantamento não considera apenas os processos industriais da montadora, mas também a mineração da matéria-prima, o transporte, a quantidade de carbono emitida, o descarte do lixo produzido e o ciclo de vida de aproximadamente 200 mil km para os veículos em uso.
XC40 Recharge Pure Electric é o primeiro elétrico – e, por enquanto, único – elétrico da Volvo no Brasil — Foto: Renato Durães
A geração de energia é distinta entre países europeus. Na Alemanha, por exemplo, 27% da eletricidade é eólica; já no Reino Unido, 42% da produção é proveniente da queima de gás natural. Sendo assim, a Volvo precisou criar um cenário “universal” para o estudo.
O cenário principal utilizado considera um equilíbrio, com metade da energia gerada de forma renovável (eólica, solar, geotérmica), e outra metade de forma convencional (hidrelétrica, carvão, nuclear).
A conta pode ficar favorável aos modelos movidos a eletricidade a partir de 109 mil km rodados. Com esta quilometragem, um veículo elétrico como o C40 pode “compensar” as emissões do seu processo produtivo. A partir daí, o elétrico deixa de ser 70% mais poluente e se torna 15% mais sustentável que modelos a combustão.
A Volvo identificou ainda que se um veículo for abastecido no padrão atual da União Europeia, utilizado por 27 países do grupo e o Reino Unido, a conta da sustentabilidade pode chegar a 30%. Ou seja, se for usada apenas energia limpa, o modelo elétrico poderá compensar a emissão de gases tóxicos com apenas 48 mil km rodados.
O novo C40 está confirmado no Brasil e deverá chegar às lojas no início de 2022. Será o segundo elétrico da Volvo, que atualmente oferece apenas o XC40 Recharge Pure Electric – o restante da linha é composta por carros híbridos. Confira o vídeo do SUV elétrico abaixo.
Volvo XC40 elétrico é caminho sem volta para futuro sem motores a combustão
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.