Sistema transforma Fusca em carro elétrico — Foto: Fueltech/Divulgação


O VW fusca convertido por gaúchos poderá ser mais uma alternativa de carro elétrico e econômico para motoristas do Brasil e mundo afora.      

Nos últimos tempos, após a criação de inúmeros protocolos e acordos para a diminuição de emissão do dióxido de carbono (CO2), além dos preços absurdamente elevados dos combustíveis fósseis, tornou-se uma boa alternativa ter um carro elétrico ou qualquer outro veículo eletrificado em casa. Quando se fala na conversão de um carro a combustão clássico das ruas brasileiras para um eletrificado, como o modelo VW Fusca – um tradicional carro da Volkswagen – usando um motor de produção a nível nacional, o cenário acaba parecendo ser ainda mais tentador. Por isso, pesquisadores da empresa Fueltech, localizada no Rio Grande do Sul E WEG, converteram um VW Fusca do ano de 1977 em um carro 100% elétrico, com capacidade de atingir cerca de 140 km/h.

Parceria entre Fueltech e WEG resultou na conversão de fusca a combustão para 100% elétrico

O FUSCA ELÉTRICO DA FUELTECH! – Reprodução/Youtube

A Fueltech em 2019, fechou uma parceria de desenvolvimento de tecnologias com a WEG, para realizar a conversão de veículos. Em meados de 2020, mesmo com a pandemia, as parceiras receberam o VW Fusca, mas ele já contava com o projeto de uma outra startup para ser convertido em um fusca elétrico.

Artigos recomendados

Quando o fusca chegou, os pesquisadores da Fueltech e WEG puderam avaliar mais de perto e decidir melhor sobre a conversão. Com duração de aproximadamente 1 ano, o fusquinha ficou “pronto” em julho de 2021.

O “pronto” é justamente porque parte do projeto do fusca elétrico segue sendo desenvolvido e aperfeiçoado. A bateria que foi usada para alimentar o motor elétrico do VW Fusca precisou ser dividida em duas partes, sendo que em torno de dois terços dela ficam sob o capô, na parte dianteira do fusca. O restante fica por trás do banco traseiro, próxima ao motor.

Recarga do fusca elétrico demora cerca de 9 horas



LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here