Se você achou que VW Taos, novo Jeep Compass e Toyota Corolla Cross eram as grandes novidades de 2021 no mercado brasileiro, você está enganado. Até o final do ano ao menos cinco carros importantes ainda serão lançados. Destaque, claro, para o inédito Fiat Pulse e outros modelos da Stellantis, como o Jeep Commander e a Strada com câmbio automático.

A nova geração do sedã Honda City – e possivelmente a estreia da carroceria hatch – e o remodelado Hyundai Creta vêm logo em seguida como outros dois grandes lançamentos. O conglomerado da Stellantis ainda vai dominar as atenções com modelos inéditos no Brasil, como o novo Citroën C3 e também o Peugeot 208 elétrico. Veja os destaques:

O nome histórico da Jeep foi resgatado por um SUV chinês (foto) e também será usado pelo novo utilitário produzido no Brasil — Foto: Divulgação

Entre os meses de agosto e setembro a Jeep vai lançar o inédito Commander no Brasil. O SUV de sete lugares tem plataforma de Compass, mas adaptada para comportar o maior entre-eixos (que deve chegar 2,80 metros) e, sobretudo, o balanço traseiro ampliado para receber a terceira fileira de bancos. A Jeep também promoveu mudanças na dianteira, que terá faróis, grade, para-choque e capô próprios, o que vai dar um estilo único ao Commander.

Quanto aos motores e câmbios, eles também serão compartilhados. A oferta vai partir do novo 1.3 turbo de 185 cv e câmbio automático de seis marchas, com tração dianteira. Mas há a opção do 2.0 turbodiesel com caixa de nove marchas e tração integral. Já o interior foi revelado recentemente pela Jeep e segue basicamente o do renovado Compass.

Quanto ao preço, o Commander será o carro mais caro da Stellantis produzido no Brasil. A previsão é que o SUV parta de R$ 200 mil e supere os R$ 250 mil nas versões topo de linha. Entre os concorrentes estão o VW Tiguan e o Caoa Chery Tiggo 8.

O Creta nacional terá visual similar ao modelo russo — Foto: Divulgação

Em setembro será a vez do Hyundai Creta mudar completamente. A segunda geração do SUV terá visual controverso, motor 1.0 turbo e interior caprichado, além de bons equipamentos. O modelo, inclusive, foi flagrado recentemente sem camuflagem e gravando comercial nas ruas de São Paulo.

A Hyundai, oficialmente, revelou que o SUV terá o multimídia blueNAV com tela de 10,25 polegadas e também bons itens de segurança, como sistema de frenagem autônomo, assistente de permanência em faixa e controle de cruzeiro adaptativo. O freio de estacionamento eletrônico também fará parte do pacote.

Assim como o HB20, o novo Creta vai ter um design polêmico, principalmente, por causa do conjunto ótico. Os faróis serão em dupla estágio (com as luzes de LED em cima e as de posição, embaixo) e a lanternas terão um desenho nada convencional. O modelo brasileiro seguirá os passos do Creta apresentado na Rússia, com pequenas modificações na grade.

O novo Creta brasileiro vai continuar sendo produzido em Piracicaba (SP) e a estreia será até o mês de de setembro deste ano. Outra novidade do SUV é a adoção da motorização tricilíndrica 1.0 turbo de 120 cv e 17,8 kgfm – já usado na família HB20. O 2.0 de 166 cv também deve ser mantido em linha.

Fiat Pulse, o SUV do BBB21, é a grande atração do 2º semestre no Brasil — Foto: Divulgação

Talvez a grande atração desse 2º semestre no Brasil seja o Fiat Pulse. O carro com porte de VW Nivus revelado no BBB21 tem uma grande expectativa pela estreia da marca no segmento de SUVs compactos. Alguns mistérios já foram revelados, como o nome, o design e o interior.

Este último, inclusive, também evidenciou alguns equipamentos do Pulse, como partida remota, assistente de manutenção de faixa e ar-condicionado digital. Outros itens são esperados, como frenagem automática de emergência (AEB), sensores de estacionamento, câmera de ré e faróis de LED.

O painel digital herdado da Toro tem 7 polegadas com grafismos coloridos e conteúdo personalizável. Já a central multimídia traz uma tela flutuante de 10,1” virá com o sistema de concierge Connect Me, que oferece rastreamento e controle do carro por aplicativo e internet nativa da Tim, via mensalidade paga à parte.

O modelo deverá ter duas opções de motor, o já conhecido 1.3 Firefly aspirado de 109 cv e 14,2 kgfm (com etanol), que deve equipar as versões de entrada, e o inédito 1.0 12V turbo de três cilindros com injeção direta, ainda sem informações sobre desempenho divulgadas.

Novo Honda City muda bastante o visual e terá motor 1.0 turbo — Foto: Divulgação

A nova geração do sedã vai se aproximar a Civic e Accord em relação ao visual. Destaque para os faróis de LED e a estreia do inédito motor 1.0 turbo de até 122 cv, que será exclusivo das versões mais caras. O propulsor continuará vinculado ao câmbio CVT usado na gama atual da dupla. Nas configurações mais baratas um novo 1.5 flex aspirado dará as cartas.

No interior, a central multimídia será de 8 polegadas compatível com Android Auto, Apple CarPlay e ao comando de voz da Siri, além do volante multifuncional e ar-condicionado digital. Até o final do ano outra novidade na gama do City deve surgir no Brasil: a carroceria hatch.

Fiat Strada terá, em breve, opção de câmbio automático na nova versão topo de linha — Foto: Fabio Aro/Autoesporte

Outro produto importante da Fiat que vai surgir ainda em 2021 é a Strada com câmbio automático. De acordo com nossas colegas do site Autos Segredos, a caixa CVT estreia em novembro na picape e em uma inédita versão topo de linha, que deve se chamar Ranch.

O câmbio automático vai trabalhar em conjunto como motor 1.3 Firefly flex, de até 109 cv de potência e 14,2 kgfm de torque. O visual será ainda mais robusto e nos mesmos moldes do já visto na Toro Ranch.

Até o final do ano, o Brasil receberá outras novidades relevantes e a Stellantis surge novamente com um pacote robusto: Fiat 500e (já em agosto), Peugeot e-208, Jeep Renegade híbrido e a nova geração do Citroën C3.

A Chevrolet, por sua vez, terá uma ofensiva a partir de setembro com quatro novidades: os novos Bolt e Equinox, além de versões especiais da picape S10 e na linha Cruze. No lado premium, destaque para o Volvo XC40 elétrico, a nova geração do Mercedes-Benz Classe C e os novos Audi A3 (hatch e sedã)

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here