Muitas pessoas amam viajar de carro. O trânsito nas estradas em períodos de feriados e finais de semana só reforça essa paixão do brasileiro por pegar a estrada. Mas qual o melhor carro para uma viagem confortável e prazerosa?

Essa é uma pergunta que reverbera pela cabeça de muitas pessoas antes de colocar o pé na estrada, ainda mais agora, em tempos de pandemia. Com restrições nos voos e pessoas com receio de pegar avião ou ônibus, viajar com seu veículo particular se tornou a primeira opção para muitos viajantes.

Alguns simplesmente decidem viajar com o veículo que têm, mas os que pretendem pegar estrada mais vezes, ou já tiveram a experiência de fazer uma viagem desconfortável, estão em busca de um carro mais apropriado para viajar

Pensando nisso, listamos cinco pontos importantes para escolher o carro ideal para pegar estrada, e também sete modelos para diferentes tipos de viagem, que vão desde estrada com ótima pavimentação até estrada de terra raíz. 

Leia também: Como economizar no seguro? 10 Formas de conseguir desconto

Como escolher o carro ideal para viajar?

1. Desempenho

Quando se trata de viagem de carro, preocupar-se com o desempenho é tão importante quanto o consumo. Afinal, a estrada é o ambiente que mais exige do motor em termos de potência (na cidade, vale mais o torque para arrancadas e retomadas). 

Em vias de pista simples ou com um número reduzido de faixas, é mais comum que veículos pesados se alternem em meio aos de passeio, o que exige que o motorista tenha que fazer ultrapassagens. É neste momento que um carro com motor mais potente proporciona uma direção mais confiável e confortável. 

A quantidade de passageiros e de bagagens também justifica a necessidade de um carro com mais desempenho. Ao encher o porta-malas e ocupar todos os bancos, o carro consequentemente fica mais pesado, o que exige um esforço maior do motor. 

Por exemplo, se um carro 1.0 já demonstra esforço para embalar quando só tem o motorista a bordo, com ele carregado esse esforço fica ainda mais evidente, demonstrando um certo retardo nas acelerações e dificuldade em aclives.

Além disso, um modelo 1.0 roda a giros muito mais altos a velocidades como 100 ou 120 km/h. Nesse caso, um veículo equivalente com motor de maior deslocamento ou mesmo turbinado tende a render mais e até consumir menos combustível.

Outro ponto que faz um carro mais potente ser uma escolha melhor é a tranquilidade para curtir a viagem, pois o motorista não estará o tempo todo exigindo o máximo do carro, nem ficará tão apreensivo a cada ultrapassagem ou com medo de que o carro não dê conta da subida. 

Leia também: Os 10 melhores carros com motor turbo de até R$ 100 mil

2. Câmbio 

De forma simples e objetiva, o câmbio automático é melhor para viagens, pois proporciona mais comodidade ao motorista. Mesmo que na estrada espere-se fazer menos trocas, pode ser que haja algum congestionamento e seja necessário mudar de marcha mais vezes do que o esperado, deixando a condução mais cansativa. 

Sim, câmbio automáticos são mais caros e menos econômicos, mas aí entra a difícil escolha entre conforto ou economia. Lembrando que as opções com motor turbo acabam sendo um meio-termo para quem busca desempenho com comodidade e consumo moderado.

Leia também: Os 10 Carros automáticos 0km mais baratos no Brasil

3. Tração

O que vai determinar se há necessidade de um carro com tração 4×4 é o destino. Estradas de terra, trechos com areia e até vias alagadas pedem tração 4×4 e modelos com bom vão livre do solo, pois com esse sistema dificilmente o carro ficará atolado. SUVs e picapes são veículos robustos e que oferecem esse sistema. 

Também há a tração integral, que é uma boa para terrenos com maior nível de dificuldade e é bem parecida com a tração 4×4. O que a diferencia é que não é possível desativá-la ou trocar a tração dos eixos (apenas se houver bloqueio de diferencial central). 

Mas atenção: a tração 4×4 ou integral causa um maior desgaste dos pneus em vias bem pavimentadas, além de aumentar o consumo de combustível. Portanto, se o uso for estritamente urbano ou em rodovias asfaltadas, seu uso é dispensável.

Leia também: 5 Principais diferenças entre SUV e crossover

4. Consumo 

Um dos fatores com os quais o motorista mais se preocupa é com o consumo de combustível. Afinal, acaba impactando diretamente no bolso. Escolher entre mais autonomia ou maior desempenho não é fácil para quem quer economizar. 

A notícia boa é que hoje os motores mais modernos já oferecem um desempenho superior com economia de combustível. Um bom exemplo são os motores 1.0 turbo que já estão presentes até em carros populares, como Chevrolet Onix e Hyundai HB20. 

Leia também: 10 Crossovers e SUVs mais econômicos 

 5. Espaço

Quem vai viajar em família ou com amigos deve dar bastante atenção a este item, pois é um dos que mais impactam no conforto. Quanto mais longa a viagem, mais importante é o espaço interno. 

Se a viagem acontecer em um veículo pouco espaçoso, tende a ficar cansativa muito mais rapidamente. Por isso, viajar em família num subcompacto como um Renault Kwid, Fiat Mobi ou Fiat 500 certamente será desconfortável. 

Passageiros mais altos sofrem com a cabeça muito próxima do teto e com o pouco espaço para as pernas. Quem vai atrás fica com os joelhos grudados no encosto do banco dianteiro, o que faz com que cheguem ao destino mais cansados que os pneus do carro. 

Pensando em espaço, os modelos mais vantajosos são os sedans médios e os SUVs. Os sedans compactos já têm porta-malas mais generosos, alguns com 500 litros. Já os médios, além do bagageiro generoso, também oferecem bom espaço para os passageiros. 

Os SUVs seguem a mesma linha, só que os compactos têm dimensões um pouco menores, embora ainda o suficiente para uma viagem confortável. Claro que há exceções: o Jeep Renegade tem porta-malas de 320 litros e o Ford EcoSport tem uma cabine mais apertada que a de um Renault Sandero. Nesses casos, até um hatch pode ser mais negócio. 

Leia também: 11 SUVs com maiores porta-malas do mercado

7 Carros indicados para viajar

Há vários carros que podem ser uma boa opção para viajar, mas para quem não entende muito desse universo, separamos sete opções que avaliamos estar entre as melhores em cada categoria. Há modelos para todos os gostos e necessidades, desde jipe a SUV de sete lugares e de hatch a picape. 

Leia também: Validade da CNH, novo limite de pontos: entenda as novas leis de trânsito

1. Hyundai HB20 Evolution 1.0 Turbo Automático

Categoria: hatch compacto

Desempenho: 120 cv e 17,5 kgfm

Consumo: 8,2 km/litro na cidade e 10,2 km/litro na estrada abastecido com etanol, e 11,8 km/litro na cidade e 14,2 km/litro na estrada abastecido com gasolina

Porta-malas: 300 litros

Carros da categoria hatch não são os mais indicados para fazer longas viagens, por conta do espaço. Mas para casais ou famílias pequenas o Hyundai HB20 é uma das melhores opções entre os hatches compactos. Para uma viagem com dois ou três ocupantes, o espaço é confortável, mas será preciso economizar na bagagem. 

A nova geração do modelo ainda conta com motor turbo que, além de mais potente, tem uma boa autonomia, chegando a fazer 14,2 km/litro na estrada abastecido com gasolina. O modelo também traz um bom histórico até o momento, sem apresentar defeitos recorrentes.

2. Ford Ka Sedan 1.5 Automático

Categoria: sedan compacto

Desempenho: 136 cv e 16,1 kgfm de torque 

Consumo: 8,4 km/ litro na cidade e 9,9 km/litro na estrada, com gasolina faz 11,7 km/litro na cidade e 14,5 km/litro na estrada

Porta-malas: 445 litros

Representando os sedans compactos, umas das melhores opções para pegar estrada é o Ford Ka Sedan. O modelo tem um bom desempenho para a categoria e o consumo também é de agradar o consumidor, chegando a fazer 14,5 km/litro na estrada abastecido com gasolina. 

Além disso, seu bagageiro é relativamente generoso, embora o espaço na fileira traseira deixe a desejar para passageiros adultos.

3. Honda HR-V 1.5 Turbo Automático

Categoria: utilitário esportivo compacto

Desempenho: 173 cv e 22,4 kgfm de torque

Consumo:  11,4 km/litro na cidade e 12,6 km/litro na estrada abastecido com gasolina

Porta-malas: 393 litros

O Honda HR-V oferece um excelente desempenho seja na cidade ou na estrada, porém deixa a desejar no consumo, fazendo no máximo 12,6 km/litro na estrada, lembrando que o modelo aceita apenas gasolina. O porta-malas também não é tamanho família, mas está na média da categoria. Mas o SUV da Honda compensa no espaço interno, que é ótimo.

4. Toyota Hilux 2.8 Diesel Automática 4×4

Categoria: picape

Desempenho: 177 cv e 45,9 kgfm

Consumo: 9 km/m litro na cidade e 10,5 km/litro na estrada abastecida com diesel

Carga útil: 1.005 kg

Motor a diesel, tração 4×4 e boa capacidade de carga, a Toyota Hilux é capaz de te fazer chegar a qualquer lugar. Não importa o nível de dificuldade do terreno, a picape dará conta do recado, e com a confiabilidade que se espera de um Toyota. 

Porém, tudo tem um preço: além de ser um veículo caro, a Hilux não tem um consumo tão comedido assim. Pelo menos usa diesel e tem um tanque de combustível grande, o que aumenta sua autonomia. Também conta com versões mais baratas, flex, porém o consumo é ainda mais elevado e o desempenho não é o mesmo. 

5. Toyota Corolla Híbrido 

Categoria: sedan médio

Desempenho: 101 cv e 14,5 kgfm de torque (motor a combustão), 72 cv e 14,5 kgfm de torque (motor elétrico), e 122 cv de potência combinado (torque combinado não informado).

Consumo: 10,9 km/litro na cidade e 9,9 km/litro na estrada com etanol abastecido com etanol, e 16,3 km/litro na cidade e 14,5 km/litro na estrada abastecido com gasolina. 

Porta-malas: 470 litros 

Para quem ficou horrorizado com o consumo da Toyota Hilux, temos aqui o irmão menor Corolla, com uma autonomia de deixar um largo sorriso no rosto. E não só pelo consumo que a Mobiauto indica o Toyota Corolla híbrido como um dos melhores carros para viajar. 

O sedan é o primeiro carro híbrido flex do mundo: além de ser mais econômico por conta do motor elétrico, o propulsor a combustão aceita tanto etanol como gasolina. O desempenho não é de fazer colar o corpo no banco, mas é suficiente para pegar a estrada e fazer ultrapassagens com tranquilidade. 

Só não vá se aventurar em estradas de terra e com muitas pedras, pois um sedan não foi feito para encarar vias assim. Para finalizar, o espaço interno é tamanho família e o porta-malas também tem um bom tamanho. 

6. Volkswagen Tiguan Allspace 250 TSI Automático

Categoria: SUV de sete lugares

Desempenho: 150 cv e 25,5 kgfm de torque

Consumo: 6,8 km/litro na cidade e 8 km/litro na estrada abastecido com etanol, e 10,1 km/litro na cidade e 11,7 km/litro na estrada abastecido com gasolina. 

Porta-malas: 216 litros

Na lista de melhores carros para viajar, não poderia faltar um modelo de sete lugares. O VW Tiguan Allpace é uma das opções para famílias maiores ou para quem costuma viajar com os amigos. Por ser um carro de grandes proporções, é necessário um motor mais potente, o que acaba consequentemente aumentando o consumo de combustível. 

A vantagem é que, se a ideia for viajar entre amigos, é possível dividir os custos com combustível. Porém, dividir o espaço para as malas é que é o problema, pois são apenas 216 litros de bagageiro com a terceira fileira levantada, mas pelo menos o espaço para os passageiros é bom.

7. Suzuki Jimny Sierra 1.5 Automático 4×4

Categoria: Fora de estrada

Desempenho: 108 cv e 14,1 kgfm de torque

Consumo: 10,3 km/litro na cidade e 10,2 km/litro na estrada

Porta-malas: 113 litros

O que esse jipinho está fazendo aqui? De todos da lista, é o que tem o menor desempenho, o consumo de combustível mais elevado e o menor porta-malas (cabem poucas mochilas e olhe lá). 

Bem, o Suzuki Jimny Sierra não é indicado para viagens em família, mas para aventuras a dois. Aquele casal que ama pegar estradas mais difíceis vai gostar de ter algumas experiências a bordo desse jipinho, desde que o motorista não seja muito alto ou grande. 

Apesar do motor ser o menos potente da lista, esse também é o modelo mais leve, o que traz de volta o equilíbrio para relação peso/potência. O consumo é alto, mas um dos melhores entre os jipes lameiros.

E o porta-malas é pequeno mesmo. Se a intenção for acampar, por exemplo, não será preciso levar muita coisa e, aí, o Jimny conta com a opção de inclinar os bancos totalmente, para dormir dentro do veículo e observar as estrelas pelo teto solar.

Talvez você também se interesse: 

Como economizar no seguro? 10 Formas de conseguir desconto
SUVs de até R$ 70 mil
VW Taos será assim e terá item “esquecido” do Nivus e T-Cross
Os melhores carros usados pelos R$ 10 mil de um iPhone 11 Pro Max
Você já pode assinar um carro da Audi como se fosse Netflix

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here