Visando reduzir o excesso de ruído provocado por sistemas de escapamentos instalados em carros e motos, um novo tipo de radar está sendo testado no Brasil. Ideia importada da França, o “radar caça barulho” já está sendo testado em Curitiba, capital do Paraná.
Desenvolvido em conjunto pela Perkons em parceria com o Setran (Superintendência de Trânsito), a tecnologia garante, além da medição da velocidade, a detecção de ruídos considerados excessivos – acima de 90 decibéis. Um sistema similar começou a ser testado pela França no início do ano em uma rodovia em Yvelines, a oeste de Paris.
Dados que são coletados através de imagens e vídeos. O teste já está valendo na Avenida Victor Ferreira do Amaral, no Bairro Tarumã da capital paranaense.
Segundo a superintendente de Trânsito de Curitiba, Rosangela Battistella, a iniciativa de colocar em prática esta tecnologia surgiu a partir das reclamações sobre o barulho excessivo de carros e motos, junto às demandas da Câmara de Vereadores.
A partir dos dados coletados, é possível traçar um diagnóstico sobre os veículos, e também os horários em que a poluição sonora é mais acentuada. “Com base nas informações de perfil comportamental destes motoristas, vamos conseguir identificar o horário de maior incidência e o tipo de veículo para que possamos atuar com blitz educativas e também com a fiscalização”, explica a superintendente
Lembrando que este teste não representa de imediato qualquer penalidade financeira para os veículos que estejam acima da linha de corte de 90 decibéis do radar, já ainda precisa da homologação do Instituto Nacional de Metrologia, Inmetro (Qualidade e Tecnologia) e da regulamentação de órgãos como o Contran(Conselho Nacional de Trânsito) e o Conama (Conselho Nacional do Meio Ambiente).