O Renault Austral, SUV híbrido que a marca francesa vinha preparando para lançar no mercado, foi apresentado quase três meses após as primeiras informações terem sido divulgadas à imprensa.

O modelo chega para ocupar o lugar do Kadjar na Europa e terá como desafios derrubar rivais poderosos em seu segmento, como Hyundai Tucson, Peugeot 3008 e, principalmente, Jeep Compass, um dos SUVs mais vendidos do Brasil atualmente.

Luca de Meo, CEO do Renault Group, não tem dúvidas de que o lançamento tem tudo para, com o perdão do trocadilho, emplacar no mercado. “O novo Renault Austral é a personificação perfeita do que um SUV deve ser e do que a Renault é capaz de alcançar”, disparou.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

O novo SUV francês terá sete opções de cores e três de motorização à disposição dos consumidores, todas com a tecnologia híbrida-leve: Mild Hybrid, Mild Hybrid Advanced e E-Tech Hybrid.

Renault Austral será um SUV híbrido com três opções de motorização (Imagem: Divulgação/Renault)

Motorização do Renault Austral

A Mild Hybrid combinará um motor 1.2 turbo de três cilindros com um elétrico de 48V, receita que entregará 130 cavalos em um modelo com câmbio manual de 6 marchas. A promessa é que ele rode até 18,8 km/l, emitindo apenas 123 g/km de CO2.

A Mild Hybrid Advanced terá um motor 1.3 turbo de quatro cilindros trabalhando junto com um sistema de 12V, que poderá “casar” tanto com um câmbio manual de 6 velocidades quanto com o CVT e entregar entre 140 e 160 cavalos. O consumo da mais potente será de 16,1 km/l.

Fechando o leque de opções estará a chamada E-Tech Hybrid, que terá motor 1.2 turbo capaz de entregar até 200 cavalos de potência na combinação com o elétrico. A autonomia será de 21,7 km/l nesta versão, e a pegada ecológica mais evidente, com 105 g/km de CO2.

Tecnologia do Renault Austral

Além das novas motorizações, o Renault Austral será um SUV com muita tecnologia de ponta embarcada. A versão topo de gama, por exemplo, contará com 32 funções de auxílio à direção, divididas em três categorias: condução, estacionamento e segurança.

Tecnologia promete ser uma das maiores atrações do Renault Austral (Imagem: Divulgação/Renault)

Entre os recursos disponibilizados para o motorista estarão:

  • Head Up Display de 9,3 polegadas projetado por meio do para-brisa;
  • Active Driver Assist, autonomia de nível 2 que combina o Adaptive Cruise Control com ‘Stop & Go’;
  • Lane Centering, dados de GPS e mapeamento para que o carro possa se adaptar a rota conforme necessário;
  • Câmeras 360° em 3D;
  • Assistente de estacionamento automatizado;
  • Aviso de ponto cego e prevenção de saída de faixa ao ultrapassar;
  • Frenagem de emergência automática traseira;
  • Alerta de tráfego cruzado traseiro;
  • Iluminação inteligente Matrix LED Vision e saída segura de ocupantes.

Conectividade e sistema de som

O Austral pode ser considerado um dos carros mais conectados do mundo, segundo a Renault. Isso por causa do OpenR Link, sistema que praticamente transforma o multimídia do carro em um smartphone.

Multimídia do Renault Austral terá o sistema OpenR Link integrado ao My Renault (Imagem: Divulgação/Renault)

A montadora informou que o sistema multimídia OpenR Link integra os melhores serviços e apps do Google de maneira nativa, é intuitivo e fácil de personalizar. Ele é vinculado à plataforma My Renault, que permite acessar algumas funções do carro remotamente, além de agendar check-ups.

A parte de infotenimento também conta com sistema de som Arkamys, desenvolvido por meio de uma parceria com a Harman Kardon, líder em soluções de som automotivo há mais de 60 anos.

Renault Austral: preço e disponibilidade

O Renault Austral começará a ser vendido no último trimestre de 2022, entre outubro e dezembro, mas os preços ainda não foram divulgados, tampouco os demais mercados que poderão receber o SUV além do europeu.

Não há previsão de o SUV híbrido da marca francesa desembarcar no Brasil, pelo menos por enquanto.

Fonte: Renault

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here