A Renault está preparando uma série de ações relacionadas com o clássico francês R4L ou “Quatrolatas”, como era apelidado na Europa. A atenção dada aos 60 anos do modelo parecem um pouco demais para o fabricante.
Isso só acaba reforçando os rumores de que haverá um novo R4 e elétrico, conforme a britânica Autocar diz. Além do R5, a marca trará de volta o R4, mas como um SUV elétrico e compacto.
Luca de Meo, CEO da Renault, chegou a dizer que haverá “pelo menos mais de um” em relação a carro elétrico compacto. A referência veio do questionamento oriundo do Renault 5.
Sobre o futuro, Meo indicou que a Renault pensa ter uma linha retrô, enquanto outra direcionada ao futuro. Nesse último, o Megane Crossover aparece como uma proposta, enquanto os novos R4 e R5 fazem a ligação do passado com o presente.
Ambos serão construídos sobre a plataforma modular elétrica CMF-EV e compartilharão diversas peças e componentes. Como já se sabe, o R5 não substituirá o Zoe, enquanto o Twingo morrerá, tornando o hatch vendido aqui, a porta de entrada dos elétricos da Renault, sem incluir o Twizy ou Queen, focados em mobilidade.
Embora a Renault tenha divulgado no Brasil sua ação relacionada com o clássico R4L, dificilmente o novo carro será feito aqui. Como o Brasil não tem um plano nacional para carros elétricos, é arriscado fazê-los aqui, mas a marca pode importá-los, como faz com o Zoe.
Enquanto não houver condições fiscais favoráveis, não teremos produção de carros elétricos no país, embora a Renault tenha montado aqui algumas unidades do Twizy em parceria com a Itaipu Binacional.
Já o Renault 4L é um completo desconhecido no Brasil. Popular em países como Uruguai e Argentina, ele passou longe, tendo sido feito entre 1961 e 1990, sendo um carro rústico, desenvolvido para aguentar o tranco em regiões sem estradas asfaltadas ou assistência mecânica. Vendeu ao todo mais de 8 milhões de unidades.
Renault 4L – Galeria de fotos
[Fonte: Autocar]