Depois de dois anos de preparação, a empresa croata Rimac finalmente anunciou o início da produção em massa dos hipercarros elétricos Nevera, capazes de acelerar a 100 km / h em 1,86 segundos usando quatro motores elétricos com uma capacidade total de 1914 cv. Um total de 150 carros serão construídos, cada um estimado em US $ 2,4 milhões.
O carro é interessante para muitas soluções de engenharia, para as quais a Porsche e a Hyundai já se alinharam, assim como algumas outras montadoras que estão prontas para apoiar a ambiciosa empresa da ensolarada Croácia. O hipercarro recebeu o maior monocoque de fibra de carbono da indústria e um exclusivo sistema de refrigeração líquida para baterias de tração, que são integradas ao quadro de força em forma de bloco em H A capacidade da bateria, composta por 6.960 células de tamanho padrão 21700, como a do Tesla Modelo 3, chega a 120 kWh. No ciclo NEDC, um carro elétrico é capaz de dirigir 650 km com uma única carga.
O desempenho dinâmico é impressionante. O Rimac Nevera é capaz de acelerar a 100 km / h em 1,86 segundos, o carro supera a barra de 160 km / h em 4,3 segundos e a distância de 402 metros é percorrida em 9,1 segundos. A velocidade máxima é limitada a 415 km / h. Quatro motores elétricos com uma capacidade combinada de 1914 cavalos de potência são distribuídos proporcionalmente entre os eixos, uma caixa de câmbio de duas velocidades é fornecida na parte traseira.
O sistema de sensores de 12 radares ultrassônicos e de 6 mm, combinado com 13 câmeras, neste caso é projetado para analisar o comportamento do hipercarro na pista. O motorista receberá instruções de um sistema inteligente que explicará passo a passo como navegar mais rápido na pista. Naturalmente, a tração e a distribuição de torque também são controladas por eletrônicos avançados, bem como a eficiência da frenagem regenerativa. A suspensão permite ajustar a rigidez dos amortecedores e a distância ao solo.
Com um programa de produção de apenas 150 peças, a Rimac Nevera oferecerá aos clientes a mais ampla gama de opções de personalização de interiores. A empresa está até pronta para aceitar que cada comprador na Croácia participe da discussão dos elementos de design de uma instância particular. O chefe da Rimac, Mate Rimac, está pronto para testar pessoalmente todos os hipercarros produzidos. As entregas dos primeiros veículos comerciais devem começar em breve.