A cidade de Detroit, nos Estados Unidos, conquistou um marco importante ao inaugurar a primeira rua com carregamento de carro elétrico por indução do país. O projeto, resultado de uma parceria entre a prefeitura local e a startup israelense Electreon, representa um avanço significativo para a expansão da mobilidade sustentável e a redução da dependência de combustíveis fósseis.
Localizada na Rua 14, no bairro de Corktown, a via de apenas 402 metros já está em fase de testes e foi utilizada para carregar o furgão elétrico Ford e-Transit, em um experimento bem-sucedido. A expectativa é que, em breve, outros veículos elétricos também possam ser carregados por meio dessa tecnologia inovadora.
O funcionamento da indução para carregamento dos carros elétricos se assemelha ao que acontece com os celulares, em que o veículo passa por cima de receptores e bobinas de cobre dispostos no solo, permitindo o carregamento por meio de um campo magnético induzido. Além disso, a tecnologia é segura contra choques e incidentes, desativando-se automaticamente quando nenhum carro está passando pelo trecho eletrificado, o que contribui para a economia de energia.
Os esforços para expandir esse tipo de carregamento em vias públicas são promissores e estão alinhados com os avanços na infraestrutura para veículos elétricos, visando tornar a mobilidade mais limpa e sustentável. Paralelamente à via aberta em Corktown, Detroit, a cidade já conta com um circuito fechado dentro da Estação Central de Michigan, onde testes com a mesma tecnologia estática estão sendo realizados.
A iniciativa da cidade de Detroit em investir e testar essa tecnologia representa um importante passo rumo à expansão da infraestrutura de carregamento para veículos elétricos. A parceria entre governo e iniciativa privada para o desenvolvimento e implementação de soluções inovadoras é fundamental para impulsionar a transição para uma mobilidade mais sustentável.
Com as perspectivas positivas dos testes realizados e o interesse em levar essa tecnologia para “o mundo real” em breve, é esperado que mais cidades ao redor do mundo sigam o exemplo de Detroit, adotando medidas para promover a mobilidade elétrica e contribuindo para a redução das emissões de gases de efeito estufa e a melhoria da qualidade do ar nas áreas urbanas. Soma-se a isso a expectativa de que a indução para carregamento de veículos elétricos possa se tornar uma alternativa viável e eficiente nas ruas e estradas do futuro.
Fonte: Rua que recarrega carro elétrico começa a funcionar nos EUA