As montadoras de carros estão investindo cada vez mais em modelos elétricos, preparando-se para um futuro em que os carros movidos à gasolina ou etanol serão coisa do passado. Pelo menos na Europa, isso pode acontecer em breve: o bloco já estuda proibir a produção e venda de carros a combustão a partir de 2035. Algumas montadoras já estão se adiantando e investindo quantias bilionárias para antecipar o encerramento da fabricação de modelos térmicos até o final desta década no continente.
A Volvo, por exemplo, é uma das marcas que só venderão e produzirão carros elétricos a partir de 2030 na Europa e em algumas regiões do mundo. Para isso, a montadora irá fazer um investimento de 3 bilhões de euros. O Brasil também está nesse caminho, uma vez que só recebe modelos eletrificados da marca. Atualmente, a Volvo vende os elétricos C40 e XC40, além dos híbridos XC90 e XC60. Para 2024, a companhia já prometeu que lançará no mercado nacional o elétrico EX90.
A Renault, por sua vez, irá fazer um investimento de 23 bilhões de euros para dar adeus aos motores a combustão na Europa a partir de 2030. Inclusive, promete lançar 10 modelos elétricos até 2025 no mercado europeu. Ainda não há informações sobre as novidades e quais serão trazidas ao Brasil. Contudo, a empresa já prometeu que irá lançar o novo Megane E-Tech por aqui ainda neste ano. Atualmente, a Renault vende o Kwid E-Tech, Zoe E-Tech e o Kangoo Z.E.Maxi no mercado local.
A Ford anunciou um investimento de 30 bilhões de dólares para vender apenas carros elétricos. Com esse capital, a marca pretende lançar sete novos modelos na Europa e também em algumas regiões do mundo, como nos Estados Unidos e no Brasil. Por aqui, a montadora já prometeu lançar o Mustang Mach-E, que deve chegar ainda no segundo semestre deste ano. A Ford também oferece no mercado nacional a E-Transit em um programa de empréstimo para grandes frotistas.
A Bentley, que é conhecida por fazer carros esportivos de luxo, também anunciou um investimento de 3 bilhões de euros para produzir e vender apenas carros elétricos a partir de 2030. O primeiro carro 100% elétrico da marca será lançado em 2025. Contudo, ainda não há muitos detalhes sobre o modelo e se ele será vendido no Brasil.
A Stellantis, dona das marcas Abarth, Chrysler, Citroën, Dodge, Fiat, Jeep, Peugeot e Ram, anunciou um investimento de 30 bilhões de euros para deixar de produzir e vender carros a combustão na Europa. Com isso, todas as empresas do grupo terão apenas carros elétricos a partir de 2030. Algumas marcas irão largar na frente: por exemplo, a Peugeot terá apenas veículos 100% elétricos a partir de 2025 no mercado europeu. Já a Fiat atingirá essa meta em 2027 por lá. Por aqui, a Peugeot já vende o e208, o e2008 e a e-Expert, enquanto a Fiat oferece o 500e e a van e-Scudo.
A Jeep já prepara o crossover Avenger para o mercado brasileiro, mas ainda não confirmou as vendas do SUV compacto no país. A Ram apresentou a pick-up 1500 REV, que deve chegar ao mercado global em 2025. As duas marcas devem seguir o cronograma da Stellantis e venderão apenas carros 100% elétricos a partir de 2030 na Europa.
Apesar de ainda haver muitas discussões acerca da matriz energética necessária para abastecer essa frota eletrificada, parece que essa é uma tendência sem volta. As montadoras estão se preparando para um futuro em que apenas veículos movidos por energia elétrica estarão nas ruas, e os consumidores precisarão se adaptar a essa nova realidade.
Fonte: Curiosidades: veja as marcas que só terão carros elétricos a partir de 2030 – Prisma