Os carros elétricos estão em ascensão no Brasil. Mas para que a categoria se popularize, é preciso investir em novos pontos de recarga. De acordo com a ABVE, há apenas 1.250 pontos de recarga no país, sendo de 47% deles estão em São Paulo, veja como encontrá-los.
Veja como encontrar os pontos de recara para carros elétricos
Os emplacamentos de carros elétricos só aumentam no Brasil. Em 2021, segundo a ABVE (Associação Brasileira do Veículo Elétrico), 34.990 unidades foram emplacadas – marcando um recorde histórico de vendas.
E para os novos proprietários de veículos elétricos, e para aqueles que desejam adquirir esse tipo de veículo, ficam as dúvidas. Afinal, como carregar o seu carro?
VEJA TAMBÉM
Para Ricardo David, sócio-diretor da Elev, “é comum que surjam muitas dúvidas em relação à infraestrutura necessária para carregar um carro elétrico, principalmente porque estamos acostumados a abastecer no posto de gasolina e não ligá-los na tomada.
Essas dúvidas também aparecem para os condomínios, que devem pensar em estruturas específicas diferentes das usuais e no consumo coletivo”.
Logo, carro elétrico vai ser a regra
Segundo dados da Associação Brasileira do Veículo Elétrico, a ABVE, os carros eletrificados bateram recordes em 2021, apresentando a melhor série histórica já vista no setor, com 34.990 unidades vendidas.
Pode não parecer muito, mas considerando que em 2020 esse número era de 19.745 emplacamentos, já podemos inferir que os carros elétricos estão começando a assumir números mais expressivos dentro do mercado brasileiro.
Ainda segundo a entidade, as vendas de veículos eletrificados leves cresceram 78% no primeiro quadrimestre de 2022, na comparação com o mesmo período do ano passado, reforçando a expectativa da ABVE de mais um ano positivo para a eletromobilidade no Brasil.
Com os 3.123 emplacamentos de abril, o mercado já contabiliza 12.976 unidades comercializadas no ano, contra 7.290 no primeiro quadrimestre de 2021.
Mais uma vez, o crescimento dos eletrificados segue na contramão do mercado doméstico total de leves, que caiu 23% no mesmo período, segundo a Fenabrave.
Para o sócio-fundador da Elev, Ricardo David, “é uma questão de tempo até que os carros elétricos deixem de ser os veículos considerados ‘diferenciados’ e passem a ser comuns nas ruas do país. O barateamento das baterias e a pressão por mobilidade urbana mais sustentável nas agendas das políticas públicas farão com que grandes mudanças aconteçam nos próximos anos”.
Como encontrar os pontos de recarga para os carros elétricos
De acordo com os dados da ABVE, o Brasil possui cerca de 1250 pontos de recarga disponíveis, sendo que, 47% deles estão localizados em São Paulo.
Uma opção para encontrá-los é usar o aplicativo PlugShare. Ele funciona de forma colaborativa e pode ser atualizado pelos próprios usuários. Nele é possível verificar o ponto de recarga mais próximo através de vários filtros como o raio de atuação.
Outra alternativa é usar os aplicativos de empresas privadas que oferecem a localização dos pontos de recarga próprios, inclusive das próprias montadoras que possuem carros elétricos em seu portfólio.
A pesquisa também pode ser feita no próprio Google Maps, basta pesquisar por ” Estações de Carregamento EV”.
O que você achou? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui