O Salão de Tóquio é um dos mais importantes do mundo e sempre apresenta novidades que vêm para o Brasil. Além disso, é uma feira que antecipa tendências da indústria automobilística. Por isso, separamos algumas atrações do Tokyo Motor Show 2019, que ocorre entre os dias 24 de outubro e 4 de novembro na capital do Japão.
Honda Fit nova geração
A quarta geração do Honda Fit já foi revelada no Salão do Automóvel de Tóquio, com design totalmente renovado e polêmico. No geral, o carro tem linhas bem suaves, com destaque para o capô mais robusto e proeminente e para as lanternas bipartidas com disposição horizontal. O projeto da carroceria mantém o aspecto de monovolume, com teto elevado e traseira com recorte mais vertical.
Além do visual, o novo Honda Fit também tem novidades mecânicas: as versões de entrada terão um novo 1.0 turbo associado à transmissão CVT, enquanto que o híbrido terá combinação de um motor 1.5 a gasolina e outro elétrico. Em termos de recursos semiautônomos, o novo Fit adota controle de cruzeiro adaptativo, sistema frenagem automática de emergência e assistente de mudança involuntária faixa.
Toyota Yaris
A quarta geração do Toyota Yaris estreia com a nova plataforma TNGA (GA-B), já utilizada em modelos como Prius, RAV4 e novo Corolla. A nova base proporciona melhor aproveitamento das dimensões, além de reduzir 50 kg no peso do carro. Apesar de ter reduzido 5 milímetros no comprimento e 4 centímetros de altura, o modelo ganhou 5 centímetros na largura e na distância entre-eixos, proporcionando mais espaço interno e melhor capacidade aerodinâmica.
Além de opções 1.0 e 1.5 a combustão, o novo Toyota Yaris adota o novo motor 1.5 híbrido com potência combinada de 113 cv (motor elétrico 79 cv), prometendo ser 20% mais eficiente que o modelo atual, além de emitir cerca de 27% menos poluentes na atmosfera. O visual também chama a atenção, com linhas modernas e vincos bem demarcados, além da grade frontal mais robusta e das lanternas interligadas pela tampa do porta-malas. O Interior acompanha a novo conceito de design da marca japonesa, com central multimídia flutuante e linhas mais suaves. Um dos principais objetivos da Toyota é tornar o Yaris referência em segurança no segmento de hatches compactos. Uma das evidências disso é a inclusão do novo airbag central, desenvolvido para reduzir os riscos de contato entre os passageiros dianteiros durante situações de impacto lateral.
Nissan Arya Concept
O Ariya Concept simboliza o começo de uma nova era para a Nissan, demarcada pelo avanço tecnologia de assistência à condução e pelo desenvolvimento da nova identidade global de design, caracterizada pelos amplos para-lamas dianteiros e faróis superfinos de LED.
“Substituímos a grade convencional por aquilo a que chamamos de ‘escudo’ – uma peça expressiva, com uma inovadora textura interna em 3D que vai além de cosmética, mas que é também uma forma de destacar a tecnologia encontrada em todo o veículo. Neste caso, é um sensor radar e outras tecnologias que ajudam o Ariya Concept a ler a pista e visualizar coisas que o motorista não consegue ver”, comentou Alfonso Albaisa, vice-presidente sênior de Design global na Nissan.
O Interior é minimalista, com poucos controles físicos, substituídos por comandos táteis integrados de forma contínua ao longo do painel, que desaparecem quando o carro não está sendo utilizado. O Nissan Ariya Concept conta com o assistente de direção ProPilot 2.0, que permite a condução sem as mãos (hands-off driving) ao dirigir na mesma faixa de rodagem. O conjunto mecânico é composto por dois motores elétricos, com sistema de distribuição do torque Attesa E-TS do Nissan GR-T e o tração 4×4 inteligente do Nissan Patrol.
Lexus LF-30 Electrified Concept
O Lexus LF-30 Electrified Concept representa a visão da marca japonesa para uma futura geração de veículos elétricos. O conceito usa quatro motores elétricos nas rodas, permitindo o controle individual do desempenho de cada um e a alteração entre tração dianteira e traseira.
O LF-30 Electrified tem 543 cv de potência e 700 Nm de torque, permitindo aceleração de 0-100 km/h em 3,8 segundos, com velocidade limitada a 200 km/h e autonomia de 500 km. Com linhas fluidas e portas que abrem para cima, o carro-conceito foi projetado para ter uma aparência futurista, representando a ideia do fluxo de energia das baterias e o sistema de direção eletrônico. Por se tratar de um carro elétrico, o modelo não tem um capô de abertura e o vidro do para-brisas se estende até a traseira.
O novo conceito de direção, que a Lexus chama de Tazuna, se inspira em como uma rédea pode criar um entendimento mútuo entre um cavalo e um cavaleiro. Através dos interruptores montados no volante e de uma grande tela frontal, o motorista pode ajustar o som ou discar para um destino no sistema de navegação sem desviar os olhos da estrada. Os assentos traseiros são reclináveis, de modo que os passageiros podem assistir filmes em um teto de vidro controlado por voz e gesto, chamado SkyGate, que pode mostrar direções de navegação ou um céu estrelado. Um personagem AI incorporado também pode ajustar funções como temperatura do ar, rotas de áudio e navegação e sugerir atividades quando o carro chegar ao seu destino. Ele pode também reconhecer as preferências do motorista e usá-las para ajudá-lo a controlar as configurações de suspensão e trem de força em tempo real, de acordo com as condições de direção.
Nissan IMk Concept
O Nissan IMk é caracterizado por tecnologias de ponta em uma carroceria compacta com motorização elétrica. Construído sobre a novíssima plataforma de veículos elétricos da marca, o veículo promete ir além de um compacto urbano funcional, oferecendo mais emoção e segurança aos ocupantes.
Equipado com as últimas tecnologias avançadas ProPilot de assistência à condução e novos recursos de conectividade, o IMk reflete uma estética minimalista, caracterizada pela nova filosofia de design da Nissan, o Futurismo Atemporal Japonês.
O interior da cabine pretende ser um novo tipo de sala, com ambiente bem confortável e espaçoso, exibindo comandos físicos somente no botão Iniciar e no seletor de marchas. As informações de direção, como instruções de navegação por satélite, aparecem através de uma tela de prisma, com outras informações sendo transmitidas através de displays holográficos.