A eletrificação da frota de veículos no Brasil está acelerando e as marcas chinesas estão desempenhando um papel importante nesse processo. Com preços mais atraentes, veículos com maior autonomia e tecnologia avançada, os carros elétricos chineses já representam 35% do total de elétricos importados no país. E em 2024, a presença dessas empresas no Brasil deve crescer ainda mais com o lançamento de novos modelos.
Duas novas marcas chinesas de carros elétricos, a Omoda e a Jaecoo, que pertencem ao grupo Chery International, estão se preparando para entrar no mercado brasileiro. Elas pretendem lançar três modelos no próximo ano, com preços competitivos que devem impactar significativamente o mercado. Além disso, a produção nacional desses veículos também está prevista, com fábricas da GWM em São Paulo e da BYD na Bahia.
Com um crescimento impressionante, as marcas chinesas têm ganhado espaço no mercado de veículos elétricos no Brasil. De acordo com a Associação Brasileira de Veículo Elétrico (ABVE), até novembro, os importados chineses representam 36% do total de importados. E essa tendência deve se manter e até mesmo se expandir nos próximos anos.
Uma projeção feita pela Bright Consulting mostra que até 2030, os veículos eletrificados devem representar 10% da frota brasileira. E as marcas chinesas certamente terão um papel importante nesse aumento. A Omoda Jaecoo anunciou a chegada de um veículo Omoda e dois Jaecoo no próximo ano, destacando que os preços serão compatíveis com os segmentos em que atuarão.
Além disso, os veículos chineses eletrificados já oferecem autonomia de mais de 200km, um grande avanço em comparação com anos anteriores. Com preços mais acessíveis e uma alta tecnologia embarcada, esses veículos têm se destacado no mercado brasileiro. A BYD, por exemplo, trouxe o Dolphin, com preço a partir de R$ 150 mil e autonomia anunciada de 291km, além de tecnologias como tela de 12,8 polegadas e comandos de voz para atividades como ligar o Spotify.
A expectativa é que a produção desses veículos no Brasil cresça exponencialmente nos próximos anos, com a construção de fábricas e um aumento significativo na produção. Com esses avanços, as marcas chinesas estão transformando o mercado de veículos elétricos no Brasil e impulsionando a eletrificação da frota, contribuindo para um futuro mais sustentável e tecnologicamente avançado.
Fonte: Salto vertiginoso em 2023: carros elétricos chineses dominam mercado no Brasil