O segmento dos carros elétricos está a crescer, mas falta ainda melhorar todo o ecossistema. São necessários mais pontos de carregamento para “alimentar” os milhares de carros que já circulam em toda a Europa.

Um estudo hoje divulgado pela Federação Europeia dos Transportes e Ambiente (T&E), da qual a ZERO faz parte, conclui que serão necessários cerca de 3 milhões de pontos de carregamento público para alimentar 44 milhões de carros elétricos a nível europeu.

Carros elétricos: São precisos 3 milhões de pontos de carregamento

Para que a UE se torne neutra em termos climáticos até 2050 são necessários mais 3 milhões de pontos de carregamento público. São mais de 15 vezes os 185.000 carregadores públicos atualmente disponíveis na UE – o que é suficiente para a frota elétrica atual, mas não para acompanhar o crescimento do mercado além de 2020.

Para financiar os carregadores necessários, o estudo estima que a Europa precisa de 20 mil milhões de Euros nos próximos 11 anos.

Carros elétricos: São precisos 3 milhões de pontos de carregamento

Portugal é o 7.º país europeu com mais necessidade de investir

Em Portugal, o número de pontos de carregamento público e privado é insuficiente. É o sétimo país da UE que precisa de fazer mais investimentos para melhorar a sua infraestrutura elétrica. 

Segundo o estudo do T&E, serão necessários mais de 20 mil novos postos de carregamento em 2025 e cerca de 40 mil novos postos de carregamento até 2030. Atualmente, existem cerca de mil postos públicos de carregamento de veículos elétricos.

Na Europa, tal como em Portugal, o carregamento de veículos elétricos em habitações e locais de trabalho deve ser priorizado. O atraso na oferta de postos de carregamento está a impedir muitas pessoas de viverem em habitações sem garagem apesar de gostarem de ter um carro elétrico e considerarem também o estacionamento do seu veículo elétrico no local de trabalho, se não existirem postos disponíveis.

ZERO



LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here