Quem conhece o mundo dos transportes pesados de mercadorias irá certamente admitir que a Scania é uma grande potência neste setor e que os seus camiões são dos mais competitivos no mercado.

É verdade que a marca escandinava já deu entrada no mercado aos seus veículos elétricos; sendo esta gama composta por um camião completamente elétrico, um camião híbrido plug-in e ainda um autocarro elétrico. Mas o novo projeto da empresa consiste em alimentar um dos seus camiões elétricos através de energia solar, e não estamos a falar de alimentar o camião híbrido ou de alimentação parcial mas sim de um camião elétrico movido totalmente a energia solar.

Já existem veículos com painéis solares instalados como é o caso das autocaravanas e barcos, mas estas instalações servem apenas para alimentar periféricos extra a bordo através das tomadas instaladas nos veículos. O mais próximo de conseguir o objetivo da Scania foi a Hyundai com o seu Sonata Hybrid, mas o painel deste não servia para aumentar a autonomia do carro visto que tinha uma pequena superfície de contacto.

O plano da Scania para contrariar o problema da superfície de contacto será instalar painéis no topo e nos lados de um reboque. Alguns poderão argumentar que a instalação de painéis solares é uma grande despesa e que ao fazê-lo num camião poderá ser ainda mais dispendioso, mas quando um único camião atual pode chegar a consumir cerca de 70000€ de diesel por ano então os painéis fotovoltaicos poderão vir a ser uma alternativa mais rentável a longo prazo.

O atrelado designado terá 140 metros cúbicos cobertos pelos painéis. Como teste complementar a Scania irá ligar o atrelado à rede elétrica quando não estiver a ser usado e estimativas apontam para que um atrelado renda cerca de 14000 kWh no espaço de um ano.

O teste será feito em cooperação com a Ernst Express, empresa de mercadorias que já tinha colaborado com a Scania durante o seu projeto de camião elétrico, que irá operar este protótipo durante várias entregas para concluir se poderá ser uma opção rentável. O governo sueco também irá cooperar neste projeto visto que o atrelado ficará parado durante os fins-de-semana para o teste de alimentação da rede elétrica.

Fonte: Scania

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

Quer saber outras novidades? Veja em baixo as nossas Sugestões

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here