Air Lucid desbanca Tesla com seus 800 km de autonomia – Créditos de imagem: Kirsten Korosec
Carro elétrico da Lucid Motors superou até mesmo o Tesla Model S, carro chefe de Elon Musk
O Sedã elétrico Lucid Air Dream Edition foi recentemente avaliado pela Agência de Proteção Ambiental com uma autonomia estimada de 836 km com uma carga total. Esse é o maior alcance de qualquer carro movido exclusivamente a bateria até então avaliado pela EPA, incluindo o Modelo S de Longo Alcance da Tesla. O Air vai cerca de 185,075 km mais longe com uma carga do que o modelo mais rápido da Tesla. É ainda mais longe do que a maioria dos carros a gasolina pode viajar com o tanque cheio.
Leia também
Fabricante do sedã elétrico afirma que autonomia do veículo não é tão importante quanto sua tecnologia
O presidente-executivo da Lucid, Peter Rawlinson, que já trabalhou para a Tesla e ajudou a projetar o Model S original, acha que esse número de cair o queixo, 836 km, não é realmente muito importante. Por um lado, esse intervalo não sai barato. Os preços do sedã elétrico Lucid Air começam em US $ 74.000, mas os preços do Dream Edition são mais do que o dobro, começando em US $ 169.000.
O sedã elétrico foi projetado em torno do espaço e, por dentro, há muito mais que alguns carros a combustão existentes no mercado brasileiro. Há espaço para as pernas mais do que suficiente no banco de trás (mais de 35 polegadas na versão R), e há também a presença de um gigante teto solar com bloqueio de infravermelho.
O Tesla Model S Long Range, embora impressionante em sua eficiência, ainda consome um pouco mais de energia do que o carro elétrico da Lucid. O Porsche Taycan Turbo, por outro lado, é muito menos eficiente do que o sedã elétrico, ou seja, mesmo sem nem ter chegado ao mercado, o Veiculo da Air Lucid já desbanca modelos da Tesla e Porsche no que diz respeito a autonomia.
Tecnologia de ponta e uma presença diferente de qualquer outra no mercado automotivo
A Lucid Motors aplicou sua abordagem de engenharia inovadora para reduzir o tamanho de todos os componentes críticos do acionamento elétrico do veiculo. Os motores surpreendentemente pequenos não são muito maiores do que os motores que já usados como parte de um sistema híbrido menos poderoso. Eles são embalados elegantemente com sua caixa de engrenagens e inversor.
Um dos desafios mais importantes para veículos elétricos é justamente a autonomia. Enquanto não há uma rede estabelecida de carregamento rápido (falamos dos Estados Unidos), o público teme viajar com eles e acabar preso ao ser forçado a carregar numa tomada comum.
Carregar um Tesla S na tomada da sala é possível, mas pode levar até 40 horas. Assim, viagens só são realmente viáveis entre pontos com carregamento rápido. Quanto maior a autonomia, mais viáveis elas são. Quanto mais viáveis viagens de longa distância são, mais viável é o fim da era do combustível fóssil e o sedã eletrico da Lucid é o inicio dessa jornada.