Para quem vai comprar carro, optar pela mobilidade elétrica é uma opção viável… Convém é que tenham possibilidade de carregar em casa.

– Publicidade –

Numa altura em que a tendência para o aumento do preço dos combustíveis se acentua e não parece ter fim, em parte também devido às alterações climáticas, torna-se cada vez mais premente optar por soluções não só mais económicas, como também mais amigas do ambiente, onde o uso de veículos elétricos surge cada vez mais como a opção mais eficiente e eficaz como solução de mobilidade em custo e na redução dos gases de efeito de estufa.

A venda deste tipo de automóveis tem vindo a aumentar, tanto com particulares como com empresas. Em 2021, a venda de carros elétricos aumentou 69% em Portugal face ao período homólogo. Destaca-se também o mês de novembro desse ano, quando as vendas de veículos 100% elétricos superaram os veículos com motores a gasóleo.

Tal feito deve-se, por exemplo, ao aumento da oferta de modelos, a uma maior autonomia e, claro, graças à expansão da rede de carregamento.

Para quem está indeciso em avançar para a aquisição de um automóvel elétrico, eis seis motivos que vos podem convencer:

  • Amigo do ambiente: Os veículos elétricos não emitem dióxido de carbono ou outros gases para a atmosfera, o que contribui para a redução da poluição atmosférica e, naturalmente, para a saúde da população. Também possibilitam a diminuição da poluição sonora por serem silenciosos.
  • Menor custo de manutenção: Não existe a necessidade de uma intervenção mecânica frequente (mudanças de óleo, filtros, correias de transmisão ou velas); a travagem regenerativa permite também poupar nas pastilhas e nos pneus. Por último, a revisão só tem de ser feita a cada 50.000 km, comparativamente com os 20.000 km ou 30.000 km em carros a gasolina ou a gasóleo.
  • Menor custo de utilização: Ao contrário dos veículos a combustão, os veículos elétricos podem ser carregados em casa, no trabalho, enquanto vamos às compras ou cinema e o custo é inferior ao dos veículos a combustão. Se carregar em casa, o custo não ultrapassa os 30% do valor da gasolina, enquanto que na rede MOBI.E o custo será, em média, de 70%.
  • Apoios e Incentivos fiscais: Ao comprar um veículo elétrico, tem acesso a um vasto leque de incentivos fiscais. Existe a insenção de pagar o Imposto Sobre Veículo (ISV), o Imposto Único de Circulação (IUC) e ainda se pode beneficiar de um incentivo do Fundo Ambiental (com um valor que acaba de aumentar para 4.000 euros para quem comprar carro 100% elétrico). Se o veículo for comprado por uma empresa, beneficia ainda da isenção do pagamento de tributação autónoma, o IVA da aquisição e utilização do veículo é dedutível e tem ainda vantagens em termos de IRC.
  • Insenção ou redução no pagamento de parquímetros: Muitos municípios concedem uma insenção total ou parcial do pagamento do estacionamento.
  • Alargamento de postos de carregamento: A rede pública de postos de carregamento tem apostado na sua expansão. A rede Mobi.E cobre quase todo o território português e continua a aumentar com mais de 5 250 pontos de carregamento que representam um crescimento de 8% desde o início do ano.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here