Carro elétrico: sem carregador, youtuber roda 2 mil km por mês

Eis a receita: um carro elétrico, nenhuma tomada em casa e serviço em aplicativos de carona. Pronto! Por aí, você já tem a resposta na ponta da língua, não é mesmo?

Se você disse ser impossível, poderíamos até concordar, mas não é esse o caso. Bem, pelo menos não do youtuber Thiago Garcia, que tem um canal no YouTube chamado “Meu Carro Elétrico”.

Num país onde a infraestrutura para carros elétricos ainda dá os primeiros passos, Thiago está provando que pode fazer muito mais que se imagina com os ingredientes citados acima.

Rodando em média 2.000 km por mês, Garcia roda como motorista de aplicativo com um JAC iEV40 vermelho – que custa R$ 189.990 – o crossover compacto da marca chinesa, com propulsão 100% elétrica.

Carro elétrico: sem carregador, youtuber roda 2 mil km por mês

Mesmo sem ponto de recarga em seu prédio, em São Paulo, Garcia consegue não só manter a carga das células de lítio-fosfato de ferro, como também cumprir seu serviço e rodando distâncias de até 500 km.

Ele mesmo chegou a alcançar cidades a 500 km de distância da capital paulista e voltou de lá para contar a história… A estratégia de Thiago é basicamente mapear todos os pontos de recarga elétrica na cidade de São Paulo e região.

Em reportagem ao site WM1, Garcia contou que já tem mais de 150 locais apenas na metrópole e sabe de cabeça onde muitos deles estão. Além disso, ele usa recursos do JAC iEV40 para rodar mais, como a frenagem regenerativa.

Sem o uso dos freios, o crossover recupera parte da energia em declives e desacelerações, com Garcia conseguindo rodar 120 km sem tocar no pedal de freio.

Carro elétrico: sem carregador, youtuber roda 2 mil km por mês

Para ir além da capital de São Paulo, Thiago mapeia a rota para ver onde estão os pontos de recarga e calcula com quanto tempo de antecedência ele precisa sair para evitar atraso de passageiros e encomendas.

Ainda assim, ele aponta que o ruim de não ter carregador doméstico é a quantidade de paradas que tem que fazer nas viagens e de como o tempo em cada um deles é lento. Ainda assim, Garcia confia na autonomia declarada pelo carro e está perdendo o temor de ficar na rua.

Mesmo não tendo relação com o veículo, Thiago também reclama de motoristas de carros comuns que estacionam nas vagas para elétricos. Ele defende que haja educação sobre essa categoria de automóvel para essas pessoas.

Por ora, enquanto faz a própria receita para trabalhar com um carro elétrico nessas condições, Garcia tenta convencer o condomínio a instalar um ponto de recarga para ele. Esperamos que consiga.

[Fonte: WM1/Meu Carro Elétrico]

 

 

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here